Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os impactos do processo de seleção na sua empresa

por Tatiane de Lima

Sua contratação/seleção é assertiva? Veja abaixo dicas fundamentais sobre esse tema.

Segundo pesquisa Harvard Business Review (2016), 80% do turnover é resultado de contratações equivocadas. Por isso, um bom processo de recrutamento e seleção visa diminuir esses impactos. Você pode desenvolver processos mais assertivos com base em ferramentas que vão ajudar a sua empresa a selecionar qual é o profissional que realmente vale a pena ser trazido para dentro da sua organização.

Conheça a dinâmica da empresa e os valores que ela possui, assim é possível traçar o perfil dos candidatos que mais se assemelham com o que a empresa busca. Para auxiliar esse processo é possível utilizar ferramentas que contribuam para a tomada de decisão, como por exemplo, entrevistas por competências e testes psicológicos. Assim, diretores e gerentes podem receber análises qualitativas e quantitativas a respeito de candidatos e futuros colaboradores.

Através da contratação assertiva podemos potencializar a equipe, elencando pontos positivos e os pontos a desenvolver. Muitos candidatos podem apresentar certos "gaps", mas comparados ao restante da equipe podem apresentar características que farão chegar a tão sonhada equipe de alta performance.

Além dos aspectos corriqueiros que impactam no turnover, destaca-se também a importância financeira que esse tipo de situação acarreta. Um dado importante é que pesquisas apontam que um profissional demitido tem despesa para as empresas equivalentes a três meses de salário e benefícios. Logo, devemos questionar qual o melhor caminho para a tomada de decisão frente à admissão e demissão de colaboradores. Frente a esse desafio, é importante assinalar que o turnover, muitas vezes, é resquício de uma seleção equivocada e também de falta de treinamento. A dica fundamental para minimizar erros é a busca de cursos preparatórios em técnicas de seleção. Há aspectos que passam despercebidos por alguns recrutadores, como por exemplo, perguntas abertas e não aquelas de sim e não, a importância da escuta não verbal no momento da entrevista e principalmente a atenção sobre os pontos que motivam o candidato a buscar aquele local de trabalho.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018