Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

As marcas de um líder nato

por Guilherme Port Hanel - Docente

A nossa carreira profissional deve ficar marcada pela presença de líderes natos nas empresas onde estamos inseridos e não pela presença de apenas chefes. O bom líder é aquele que consegue conduzir um grupo de forma harmoniosa e incentiva constantemente o crescimento de cada um de sua equipe de trabalho. O capital humano é cada vez mais valorizado e o gestor em potencial enxerga as pessoas não como um recurso dela e sim como uma mão de obra que está a sua disposição.

O pensamento do líder quando comete erros é que esses acontecimentos não podem ser considerados derrotas e sim sempre aprendizados. Ele não tem medo de ser substituído por seus colaboradores e entende que seu sucesso está atrelado à evolução da sua equipe. O relacionamento do gestor com seus funcionários é de suma importância no desenvolvimento das atividades diárias. O líder aprende e sabe lidar com os diferentes perfis de cada pessoa envolvida no processo.

Para ser líder é necessário dar o exemplo, é preciso colocar a “mão na massa”, chegar cedo e sair tarde, saber ouvir e principalmente entregar resultados reais. É necessário o feedback constante entre as partes para que haja crescimento de todos. Um ponto de vista diferente pode trazer melhorias inexplicáveis aos processos da empresa e também, consequentemente, melhores e evolutivos resultados.

As habilidades sociais de um líder devem ser bem definidas e focadas nas boas relações interpessoais e aí sim esse gestor será um facilitador na resolução de problemas do mais simples ao mais complexo. A inteligência emocional é uma das capacidades fundamentais no dia a dia da empresa, é preciso saber lidar com as próprias emoções e também com a dos outros.

A empatia é verdadeiramente indispensável na qualidade das relações entre líder e seus comandados. Por fim, podemos afirmar que a liderança é exercida por meio de uma comunicação eficiente, com a facilidade de acesso ao líder, sendo que para isso ele precisa deixar as portas abertas para seus colaboradores para troca de ideias e conhecimentos que venham a engrandecer o processo de liderança e também o crescimento de todos os envolvidos.
Estudar, se capacitar, treinar a mente e buscar sempre ser justo é fundamental para o líder crescer e também para a equipe evoluir no seu conjunto.

O êxito e o sucesso de toda organização dependem de líderes e gestores competentes e eficientes, mas isso só se faz possível se forem aplicadas essas características descritas até agora. Ser um líder nato e completo não é fácil não. É um exercício de treinamento diário e deve ser um processo de evolução e constante mudança pessoal e profissional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018