Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Quem é o Técnico de Enfermagem?

por Rita de Cassia Reginalda Martins - Professora do Senac Passo Fundo

O Técnico de Enfermagem é um profissional formado de nível médio, ou seja, que cursou o Ensino Médio e optou por uma formação profissional que lhe traga uma rápida inserção no mercado de trabalho além, é claro, de gostar de trabalhar com pessoas e ter um olhar diferenciado sobre como cuidar de pessoas. Esse profissional é um dos alicerces do cuidado em saúde e atua de acordo com preceitos legais e éticos como participante da equipe de cuidados em todas as fases da vida humana.

Onde ele pode atuar?

Muitas pessoas se questionam ao entrar em um curso de formação profissional sobre onde podem trabalhar e não é diferente com alunos dos cursos técnicos de enfermagem. Muitos ao iniciar a formação pensam que há somente a área hospitalar para ir, mas te convido a conhecer mais sobre uma área profissional na saúde que é necessária em muitos lugares e desenvolve muitas ações além do que imaginamos.

Um técnico pode atuar em hospitais de pequeno, médio ou grande porte, exercendo atividades inerentes de sua profissão, compondo uma equipe de enfermagem, supervisionadas por um Enfermeiro. Essa equipe, por sua vez é parte integrante de uma equipe maior, chamada equipe multidisciplinar e trabalha em concordância e parceria com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros profissionais que possam somar. Há uma grande absorção nessa área, tanto para profissionais recém-formados quanto para outros que já têm experiência. Em média, em uma turma de concluintes pode-se chegar à 90% de contratados e antes mesmo da formatura já terem sua vaga estabelecida. E este cenário se replica em todo o país.

Outra área é o cuidado domiciliar, o chamado Home-Care, onde o técnico realiza atividades de cuidado na casa do paciente e família. Esta prática vem se difundindo no Brasil e já é estabelecida em outros lugares do mundo. Ainda existem as instituições de longa permanência para idosos ou residenciais terapêuticos e laboratórios de análises clínicas. Também há opção de se trabalhar de forma autônoma ou como ganho extra no cuidado a pacientes hospitalizados, como acompanhante ou cuidador particular. O ideal e que é previsto pelo Conselho de Enfermagem é que todas as ações do Técnico de Enfermagem sejam supervisionadas por um Enfermeiro. Este é o único profissional legalmente habilitado e autorizado a supervisionar e gerenciar equipes de enfermagem. Ele ainda é o profissional que responde legalmente em conjunto com o Técnico em ações legais.

Ainda há os técnicos que optaram por realizar uma pós-graduação técnica e são conhecedores a fundo de temas como Terapia Intensiva, Saúde do Trabalhador, Instrumentação Cirúrgica ou Geriatria, por exemplo. Em alguns centros ou empresas, este profissional pode receber um diferencial de ganhos por conta de uma pós-técnica. O que é muito atrativo a pessoas que estejam dispostas a mudar de cidade e ir em busca de outros locais para trabalhar.

Em que o aluno formado pelo Senac se diferencia?

O curso Técnico em Enfermagem do Senac em suas 1.600 horas de duração, oferta ao futuro profissional uma experiência teórico-prática, organizada em unidades curriculares teóricas e práticas. Assim, o aluno tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos com embasamento teórico e aplicação prática em estágios que acontecem em diversos momentos do curso. O que o mercado de trabalho busca nos profissionais é amplamente fomentado nas marcas formativas que o diferenciam, como: atitude empreendedora, domínio técnico-científico, visão crítica, atitudes sustentável e colaborativa.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018