Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Oportunidades no mercado de TI, qual escolher?

por Juliano Vinicius Knevitz - Professor do Senac Taquara

Em algum momento da vida temos o dever de lutar e realizar todos nossos sonhos por mais difícil que seja o caminho. Adquirir conhecimento para desenvolver novas habilidades e competências para garantir um futuro estável e confortável. Na teoria parece fácil, mas na prática tudo depende das escolhas que fazemos. E se você escolher TI como profissão?

O setor de Tecnologia da Informação historicamente raramente registra algum tipo de queda, pelo contrário, nos últimos anos praticamente não houve crise no setor que soma crescimentos ano após ano. Segundo dados publicados pela Cumputer World, haverá um provável déficit de 290 mil profissionais qualificados para o setor até 2024. Em 2018 o Brasil registrou crescimento de 9,8%, acima da média global que foi de 6,7%. Para 2020, é esperado 46,2% de crescimento no uso de Inteligência artificial no País contra 35,5% ao ano de crescimento na área de Cloud Computing (Computação na Nuvem).

Esses dados mostram que há muito trabalho pela frente neste segmento, começando pela formação de novos profissionais, capacitados, com conhecimento prático, dinâmico e eficiente. Porém, como todo bom profissional temos que começar de algum modo, então fazemos a seguinte pergunta: como me preparar para entrar no mercado de TI?

Tudo começa pela identificação de nossas habilidades básicas e familiarização com alguns conteúdos relacionados a TI, como por exemplo: matemática, ciências e física. O período chave para ingressar neste conteúdo a tempo de chegar preparado para o mercado, é a partir dos 15 anos onde a mente concentra maior potencial de desenvolvimento na área. Claro que não só jovens, mas adultos na faixa dos 20 a 30 anos também conseguem ótimas posições na indústria, desde que tenham as competências necessárias.

O segundo passo é se preparar com cursos relacionados ao setor e aí compete saber qual o melhor local ou instituição para aprender e se desenvolver. Os cursos técnicos em informática são muito úteis e bem recebidos pelas empresas que buscam profissionais de qualidade. O Senac oferece uma grade de 70 cursos relacionados à informática, sendo 45 deles ligados diretamente ou indiretamente à Tecnologia da Informação.

A escolha dos cursos sempre dependerá do seu objetivo final. São como degraus de uma escada: para se tornar um profissional de excelência, a sua escada terá de ter uma quantidade significativa de formações para preencher os requisitos. Quanto maior a sua escada, mais qualificado você se torna.

O Brasil está carente de profissionais de programação, redes, manutenção de sistemas e computadores, inteligência artificial. Vagas no setor já existem e continuarão existindo e se ampliando cada vez mais. É uma porta de saída da crise e entrada de renda. Procure, dedique-se, aprenda e seja um profissional de TI.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Você só tem

para mudar de vida e ainda economizar!