Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dia do Estudante

por Leonardo Dias Santana - Diretor do Senac Santana do Livramento

Nesta data especial, em que se comemora o Dia do Estudante, não poderia deixar de me manifestar, por alguns motivos. Dentre alguns cito dois, que julgo serem importantes neste momento:

O primeiro é o simples fato de que um estudante é um verdadeiro guerreiro, muitas vezes dividindo o tempo entre várias outras tarefas, sejam elas, domésticas ou profissionais. Não é raro, observarmos alunos chegando apressados, numa verdadeira correria, pois saiu de seu trabalho e foi imediatamente à escola, na ânsia de aumentar seu conhecimento, melhorar seu currículo e aumentar as chances na busca pelo sucesso profissional.

O segundo motivo, refere-se à adaptação necessária, neste momento de pandemia, em que vários de nossos costumes foram alterados em função de decretos, orientações e da preservação de nossa saúde. Não bastasse os esforços do primeiro motivo acima citado, o estudante ainda precisou dominar técnicas, antes pouco utilizadas, embora a tecnologia há tempos nos oferece tais ferramentas.

Embora seja comum a utilização de tablets, notebooks, aparelhos celulares e outras tecnologias modernas, estes dispositivos eram utilizados para outros fins e, quando presentes no estudo, serviam, basicamente, como canais de pesquisa de um determinado assunto. No momento em que nos deparamos com aulas remotas, com interações diferentes entre alunos e professores, o desconhecido bateu em nossa porta e precisamos aprender. E este aprendizado, muitas vezes, não é fácil. Para uns é mais rápido, para outros, demora um certo tempo, mas o essencial, é termos a consciência de que esta adaptação é necessária e que muitos destes métodos se tornarão tendências daqui pra frente.

Como diretor do Senac Santana do Livramento, observo a dedicação e esforço de professores. Aliás, não é o proposito deste artigo, mas cabe uma matéria sobre estes heróis, que procuram de todas as formas transmitir aos alunos a emoção de uma aula presencial, a nitidez da exposição de uma prática, além da ânsia de se fazer entender numa situação nova de ensino e aprendizado.

Da mesma forma, observo pais ansiosos, apoiadores e motivadores que, ao lado dos seus filhos, ajudam neste novo processo, garantindo a continuidade dos estudos e, sobre esta continuidade, quero deixar minha contribuição aos grandes homenageados deste dia.

Ouço muitas pessoas sugerirem que se esqueça deste ano, que cessem os estudos e que se volte em 2021. Isto é um erro! Nestes cinco anos de Senac, pude presenciar perdas de oportunidades de emprego, de participação de concursos, de viagens e muitas outras portas que se fecharam em função de poucos dias de diferença entre a conclusão de um curso e a própria oportunidade que surgiu. Imaginem só, perder um ano! Portanto, aproveitem a oportunidade! Mais do que nunca, estudem! Busquem o crescimento intelectual e as chances de inserção no mercado de trabalho! Saiam à frente daqueles que pensam que o ano está perdido!

O ano não está perdido, muito pelo contrário: é neste ano de dificuldades que serão observados os verdadeiros guerreiros, citados no início deste artigo.

Forte abraço! Contem sempre com o Senac! Parabéns!
 

Leonardo Dias Santana - Diretor do Senac Santana do Livramento

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018