Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Visualização de Informações ? Information Visualization (VisInfo)

por Paulo Roberto Luzzardi - Docente da Fatec Pelotas

Combinando aspectos de Computação Gráfica, Interface Homem-Computador (IHC) e Mineração de Dados (Data Mining), a Visualização de Informações, também conhecida como VisInfo, permite a apresentação de dados de forma gráfica de modo que o usuário possa utilizar sua percepção visual para melhor analisar e compreender as informações. Quando esses dados correspondem a medidas associadas a objetos físicos, fenômenos ou posições num domínio espacial, costuma-se referir a esse conjunto de técnicas como Visualização de Dados Científicos, enquanto a Visualização de Informações trata dados abstratos como relacionamentos ou informações inferidas a partir dos dados mensurados.

Essa distinção é, de certa forma, irrelevante no estudo das técnicas de visualização em si. Alguns autores adotam a necessidade do usuário como limiar de distinção entre as duas classes de aplicações. A Visualização de Dados Científicos e Visualização de Informações pelo grau de interesse do usuário (ou necessidade da aplicação) na representação gráfica do objeto físico ao qual está associada a informação. A visualização de informações é caracterizada pela necessidade do projetista de criar uma forma para transformar dados em uma representação gráfica.

Essa representação deve expressar importantes propriedades dos dados e expressar como diferentes itens estão relacionados entre si. O avanço tecnológico nas comunicações, nos equipamentos de aquisição de imagens, dados e sinais em geral e na Computação tem disponibilizado um grande volume de informações de diversas origens e formatos. Usuários acessando essas grandes bases de dados ou realizando buscas na Internet obtêm facilmente um grande volume de informações, dentre as quais muitas podem ser irrelevantes para os objetivos da tarefa a ser realizada.

A quantidade de informações exibidas aos usuários, sua manipulação e os efeitos no sistema cognitivo humano são uma das principais preocupações na criação de representações visuais efetivas e eficientes. Uma abordagem para contornar as dificuldades de selecionar informações relevantes nessas grandes bases de dados é utilizar Técnicas de Visualização de Informações através das quais o usuário obtém uma representação visual que, se por um lado abstrai detalhes do conjunto de informações, por outro propicia uma organização desse conjunto segundo algum critério. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018