Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os pressupostos da Prestação de Serviço em Tempos de Crise

por Leonardo Betemps Kontz - Profº Msc. da Fatec Pelotas

Por muitos anos, as empresas estiveram preocupadas em ter o melhor produto e que esse atendesse a todas as necessidades do seu consumidor. Com o passar do tempo, outro elemento, a prestação de serviços, começa a ganhar espaço nas economias mundiais e torna-se responsável por boa parte dos empregos e passa a representar uma grande fatia dos rendimentos obtidos pelas nações.

Nos últimos anos, o mercado de serviços cresceu de forma vertiginosa, amparado nas necessidades dos consumidores e subsidiados pelos avanços das tecnologias que permitem um maior alcance e eficácia em suas aplicações, assim como qualificação em sua oferta. Infelizmente, no ano de 2015, o Brasil vem passando por uma severa crise que tem afetado a todos os setores da economia e principalmente o de prestação de serviços. Isso se deve ao fato que em determinados períodos de crise o consumidor é obrigado a diminuir seus gastos e o faz de forma hierárquica, ou seja, os cortes se dão dos níveis de menor para os de maior importância, obedecendo a lógica de primeiro diminuir o consumo e depois parar de comprar.

Nessa lógica, a prestação de serviços é um dos setores mais abalados pela crise, pois normalmente são elementos que proporcionam bem estar, saúde e educação e a prioridade dos gastos da população vai estar na alimentação, moradia e vestuário. A pergunta a ser respondida por esse artigo é como fugir da crise? A resposta não é das mais fáceis, mas é uma das poucas alternativas que se pode ter nesse momento: Agregar valor aos serviços utilizando estratégias de qualificação. Isso é possível a partir da oferta desses que vão ao encontro das particularidades dos clientes, ou seja: atendimento personalizado, mais rápidos, serviços diferenciados de acordo com a necessidade de quem está comprando e, por fim, promoções.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018