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Rio Grande do Sul

Artigo

O valor de um produto

por Me. Rafael Damé

Fomos criados assim, perguntando em lojas sobre o valor dos produtos que queríamos comprar, como se valor e preço fossem grandezas semelhantes, isso sem citar quando perguntávamos “quanto custa?”, é, custo, valor, preço, tanta coisa parecida, tanta coisa tão diferente. 

Valor é algo extremamente subjetivo, bem diferente de preço e de custo, essas últimas grandezas reais e puramente racionais, portanto, se valor tende a ser algo realmente subjetivo, cada um de nós enxerga pelo prisma que melhor lhe parece. 

Em minhas aulas costumo explicar a grandeza do valor das coisas através de analogias envolvendo exemplo, como no caso dos médicos, sim, afinal, médicos como legítimos formadores de opinião, valorizam demais seus “feitos”, suas curas. 

Sim, na minha humilde e opinião, o que nos diferencia dos médicos é a valorização dos serviços que prestam, médicos são pessoas comuns como nós, que exatamente da mesma forma, estudaram um tema, agregaram conhecimento e hoje geram soluções para os demais leigos, baseados na matéria que aprenderam por anos em uma faculdade. Se pensarmos logicamente da mesma forma que você que, por exemplo administra uma empresa e está lá pois estudou ou viveu profissionalmente pra isso ou você que recebe seu cliente em sua loja, sim, já parou para pensar? Seu cliente está lá pra resolver um problema que você tem a solução, caso contrário resolveria por si só. 

Quando você está doente, com dor, vai ao médico e ele te receita um medicamento, se você chegar até a farmácia e descobrir que o remédio tem um preço alto, sua primeira reação é acha-lo caro, depois de medicar-se, se a dor passar você geralmente comenta que “foi caro, mas valeu a pena” certo? Pois bem, você está errado: quando um produto vale a pena ele nunca é caro, essa é sua missão, valorizar o que você vende para que seu cliente também o faça, acredite no seu produto, compre a ideia, conheça seus benefícios, são esses benefícios que seu cliente compra, e se a ideia que você vender for realmente a ideia que seu cliente comprar, você terá um valor agregado a seu produto, a credibilidade aliada a qualidade, e produto assim, jamais será caro. 

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