Início
Artigos
Técnico em enfermagem na atualidade
Magda Regina DorrDocente do curso Técnico em Enfermagem do Senac Tramandaí
06/04/22
Educacional

A saúde constitui um importante setor no mercado de trabalho do país. Apesar da redução da mão de obra intensiva, a área da saúde conseguiu ter um crescimento expressivo nas últimas décadas, em plena era tecnológica. Portanto, o novo paradigma de saúde exige profissionais capacitados que atendam às demandas da população, bem como dos serviços de saúde.

Surge, portanto, a opção profissional como um processo de crescimento, de exploração de potencialidades, de identificação e aceitação de si próprio, de harmonização ou integração dos motivos individuais e sociais, que acabam refletindo em um trabalho de qualidade. As áreas de atuação da enfermagem são inúmeras, no que pese as atividades de promoção à saúde – de educação em saúde e de atendimento ambulatorial e de domicílio, no tratamento de doentes e na reabilitação – tanto nos domicílios, quanto nos hospitais e clínicas. Esta gama de possibilidades é um dos principais atrativos para que os cursos de enfermagem tenham grande demanda.

No Senac, por exemplo, o curso Técnico em Enfermagem está baseado na metodologia teórica/prática, onde o aluno, a partir do módulo 2, já inicia sua formação prática associada à teoria que vem em blocos construtivos de conhecimentos e habilidades práticas. Sua introdução ao mercado de trabalho se faz por meio de estágios em locais variados de saúde do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Por trás dessa aquisição de um certificado de habilitação profissional, há toda uma história que não pode ser excluída. Ao conferir a um aluno um diploma de conclusão de curso, as instituições de ensino estão colocando ali não apenas seu carimbo legitimando o exercício de uma profissão, mas, principalmente, a marca de passos seguidos na trajetória da educação, que envolve a saúde da sociedade.