Início
Artigos
Jovem Aprendiz e a inserção no mercado do trabalho
Flávio Fagundes Docente da Aprendizagem Comercial
17/06/22
Educacional

O Programa Nacional de Aprendizagem é uma iniciativa de inclusão no mercado de trabalho no qual podem participar adolescentes e jovens de 14 a 24 anos (exceto pessoas com deficiência que não há limite de idade). É uma importante oportunidade de inserção econômica e social prevista na legislação brasileira desde que a Constituição Federal de 1988 proibiu o trabalho para menores de 16 anos e criou a condição de Aprendiz, também prevista como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

A Aprendizagem Profissional proporciona aos adolescentes e jovens uma formação técnica-profissional por meio de atividades teóricas e práticas que possibilitam a abertura para a vida profissional futura e o mundo do trabalho. Também permite às organizações capacitar aprendizes em diversas áreas ocupacionais como o comércio e demais serviços administrativos.

Atualmente, a Aprendizagem Profissional é regulamentada pela Lei 10.097/2000 e é formalizada nas empresas por meio de um contrato de trabalho especial por prazo determinado que pode durar até 2 anos, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. A carga horária de trabalho deve ser de meio período e o aprendiz deve estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio. Além disso, é necessária a inscrição do aprendiz em programa de Aprendizagem Profissional desenvolvido por entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Os benefícios da aprendizagem são significativos, por que uma experiência profissional e uma formação profissionalizante ou técnica podem te guiar na sua escolha profissional. Afinal, ao entender como é o dia a dia de trabalho em uma empresa é possível reconhecer quais as melhores oportunidades profissionais, e também visualizar com o que mais se identifica no ambiente corporativo e comercial, dentre diversas descobertas da experiência prática.

Além do mais, ter uma experiência tão jovem pode facilitar a inserção no mercado de trabalho no futuro e te deixar a um passo à frente de conseguir outras vagas de emprego. Portanto, é uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens e adolescentes.