Início
Artigos
Por que fazer Inglês em meio a uma crise econômica?
Diulia RossoDocente do Senac Santana do Livramento
12/09/22
Educacional

Em tempos difíceis, cortes no orçamento familiar se fazem necessários e uma das primeiras áreas afetadas é a educação. Porém, com o investimento adequado e dedicação, é justamente nela que mora a oportunidade de uma renda extra ou até, quem sabe, uma virada profissional.

Os afazeres da vida adulta geralmente nos afastam cada vez mais dos estudos, nunca há tempo suficiente para nada, nem para cuidar de si mesmo. Aprender um novo idioma estimula mais do que o nosso cérebro, é preciso organizar uma rotina de aprendizagem, se expor frente a colegas e professores, perder a vergonha de cometer erros, falar errado, acertar, errar novamente, sentir-se capaz de ir além das suas próprias expectativas, até deparar-se com a tão esperada situação em que a música que toca na rádio passa a fazer sentido e palavras como streaming, fake news, playlist começam a ser pronunciadas com naturalidade e fluência.

Para atingir a fluência, tão esperada e desejada por todos aqueles que já tiveram contato com a língua inglesa, não existe mistério, mas sim imersão. Parece algo tão distante e inalcançável quando dito assim, solto, mas não é. Filmes, aplicativos, músicas, jogos, vídeos, todos disponíveis na palma da nossa mão, no smartphone, podem nos conduzir até ela. Nosso ouvido precisa ser ensinado a entender esse novo idioma e, com isso, nossa pronúncia evolui da mesma maneira.

No Senac, por exemplo, temos uma ampla gama de cursos que podem ser adaptados às necessidades do aluno, permitindo que, com a devida dedicação, cada um consiga aprender no seu tempo e da maneira que mais se sinta confortável. Nos cursos para adultos, é possível começar a se comunicar logo no primeiro módulo, trazendo situações do dia a dia para a sala de aula a fim de facilitar a relação entre o aluno e a fluência.

Um dos aspectos mais importantes e valorizados dentro da escola é a criação de um ambiente onde todos possam se sentir à vontade, onde o medo de errar não entre e assim a pronúncia possa ser moldada e melhorada a cada dia. Uma das maneiras de tornar isso possível é a utilização de um aplicativo em que o aluno pode estimular sua audição e fala, em casa, e receber a correção e comentários do professor.

Docente do curso de Idiomas do Senac Santana do Livramento, formada em Relações Internacionais na UNIPAMPA, com certificação de Cambridge em First Certificate in English (FCE) e Certificate in Advanced English (CAE),  Diulia Rosso