Estamos no mês do Halloween, data comemorada e aguardada por muitas crianças e adultos em diversos países e cada vez mais presente no Brasil por meio de crianças fantasiadas nas ruas ou festas à fantasia para os jovens e adultos. Mas, afinal, qual a origem desta data? Por que celebrar algo relacionado às bruxas, demônios, fantasmas e vampiros? Muitas pessoas rejeitam a celebração por não entenderem o real significado. Vamos conhecer mais sobre essa cultura?!
Essa tradição é muito antiga e estima-se que tenha iniciado como uma festa Celta chamada Samhain, há mais de 2000 anos, em regiões do Reino Unido e da Irlanda, que celebrava, no dia 1º de novembro, o fim das boas colheitas e início da época mais fria e escura do ano no hemisfério norte. Os povos daquela época acreditavam que, na noite do dia 31 de outubro, a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava frágil e que os espíritos poderiam voltar a esse mundo. Com medo da vinda de maus espíritos, as pessoas preparavam uma mesa com comida para as almas do além se alimentarem e também colocavam máscaras para assustar esses espíritos e se camuflarem entre eles.
No século 8, a igreja católica instituiu — talvez como uma forma de “tentar cristianizar” os pagãos — o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos, unindo assim essas tradições que acabaram se misturando. Com o passar dos anos, muitos anos mesmo, mais precisamente em 1845, os imigrantes irlandeses chegaram aos Estados Unidos trazendo essa tradição europeia e ali difundiram a tradição do Halloween.
A festa se tornou muito popular e outros símbolos conhecidos hoje foram incorporados à esta celebração, como comidas típicas, por exemplo, o milho que era uma cultura importante da agricultura americana e acabou trazendo a figura do espantalho, utilizado na decoração. Outro exemplo da agricultura americana é a abóbora, fortemente incorporada na tradição do Halloween, sendo um dos símbolos mais marcantes e rentáveis. Há fazendas nos Estados Unidos que cultivam abóboras especialmente para essa época do ano, em que o vegetal é utilizado para entalhar caretas e fazer dele uma luminária muito utilizada nas casas, lojas e escolas americanas como decoração dessa festividade.
É claro que hoje o Halloween incorporou principalmente a cultura americana de Hollywood, misturando filmes e histórias de terror. No entanto, se pararmos para pensar, as pessoas se vestem com máscaras e fantasias para ficarem mais assustadoras que os próprios espíritos e assim afastá-los. Não se trata de cultuar demônios ou coisas ruins, mas sim parecer assustador para se divertir e espantar o mal.
Halloween é celebrado no dia 31 de outubro e é feriado nacional, local ou facultativo em muitos países e a tradição é de as crianças saírem fantasiadas de algo bem assustador e baterem de porta em porta dizendo "Travessuras ou Gostosuras", do inglês "Trick or Treat", que consiste em ganhar gostosuras dos adultos ou fazer uma travessura como dar sustos ou tocar a campainha diversas vezes. Aqui no Brasil cada vez mais observamos crianças aderindo a essa celebração. Muitas pessoas enfeitam suas casas com temas assustadores para espantar qualquer energia ruim e se vestem de bruxas e monstros para seguir a tradição ou apenas para se divertir. E então, já pensou qual vai ser a sua fantasia de Halloween deste ano?
Vivian Correa da Silva: Bacharela em Comércio Internacional pela UCS, Pós-graduada em Tradução Português Inglês pela Estácio de Sá e Estudante de Letras Inglês pelo Instituto Ibra