Início
Artigos
Como é comemorado o Natal nos Estados Unidos e na Inglaterra?
Vivian Correa da SilvaProfessora de inglês do Senac Tramandaí
28/11/22
Educacional

O Natal é uma tradição de muitos países, mas nem todos celebram da mesma forma. Claro que o espírito natalino é o mesmo e as comemorações são similares, mas há algumas diferenças entre os países. Vamos conhecer como é o Natal nos Estados Unidos e no reino Unido.

Já vimos em muitos filmes que na época do Natal no hemisfério norte é comum muita neve, por ser inverno, o oposto de nós que celebramos a data no calor do verão.

Nos estados Unidos, o Natal é uma época de muita diversão em família.  Essas famílias têm o costume de se reunirem perto da lareira (nas regiões que dispõem desse recurso), no dia 25, para trocarem presentes e vestir cardigãs de tricô. Após, celebram a data com um almoço que pode ter os mais variados pratos, geralmente passados pelos imigrantes através de gerações, como pernil, lasanha, peixe e até pizza! O peru não é um prato típico natalino, mas preparado no dia de Ação de Graças. Além das famosas meias, as casas e as ruas costumam ser enfeitadas com papais-noéis e renas por todos os lados, além de muita luz e música de Natal.

Já no Reino Unido, a celebração do Natal começa no dia 24 com um rito de preparação para o dia seguinte. Muitas famílias vão à missa da meia-noite ou, ainda, se reúnem com amigos e familiares em algum pub, ou se preparam para a chegada do papai Noel em casa, quando as crianças penduram suas meias nas lareiras para ganharem presentes. Elas também costumam agradar o Papai Noel com bebidas e torta de frutas. E para as renas, a tradição manda deixar cenouras, pois elas devem estar famintas!

A decoração inclui muitas luzes, árvores natalinas, renas e papais-noéis, muito similar a outros países, inclusive o Brasil.

O dia 25 é a data mais esperada do ano para as crianças que haviam feito seus pedidos de Natal, pois é nesse dia que eles abrem os presentes deixados pelo papai Noel durante a noite. A reunião familiar é para a ceia natalina, onde o costume é ouvir o discurso de Natal do soberano – este ano pela primeira vez será feito pelo Rei Charles III. A ceia consiste em peru assado e acompanhamentos similares aos encontrados no nosso país, como batatas, saladas diversas e sobremesas.

A euforia por celebrações e presentes não acaba no dia 25. No dia 26 de dezembro é feriado, dia de São Estêvão para a Igreja e, originalmente, um dia que envolve caridade e ações sociais por parte dos fiéis. Atualmente, chamado de Boxing Day, dia em que as lojas oferecem grandes descontos considerados por muitos como a melhor época para compras, superando até mesmo a Black Friday.

Apesar das pequenas diferenças, o espírito natalino é o mesmo. Muitas pessoas celebram a paz e a união das famílias e do próximo, sendo uma época importante e afetiva que toca o coração das pessoas em diferentes regiões do mundo.

Vivian Correa da Silva

Professora de inglês do Senac Tramandaí

Bacharela em Comércio Internacional pela UCS

Pós-graduada em Tradução Português Inglês pela Estácio de Sá

Estudante de Letras Inglês pelo Instituto Ibra