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Hard Skills e Soft Skills
Patrick AndrettiDocente do Senac Novo Hamburgo
07/12/22
Educacional

O mercado de trabalho está sempre evoluindo, portanto, estar preparado para essas mudanças é fundamental para se destacar e alcançar a vaga tão almejada. E com essa evolução, surgem termos novos, que às vezes podem confundir quem está buscando uma nova oportunidade de trabalho.

Você já deve ter ouvido as expressões Soft Skills e Hard Skills, e sabe o que significa?

Então, vamos esclarecer agora a palavra "skills". Traduzida do inglês, significa "habilidades", sendo "hard" as competências técnicas, que podem ser adquiridas na realização de cursos, treinamentos e outros modelos de aprendizagem. As hard skills são altamente valorizadas no ambiente corporativo, sendo consideradas desde os processos seletivos. Afinal, as empresas não costumam apostar em alguém que não tenha conhecimento na área de atuação ou não tenha qualidades fundamentais para a vaga.

Já o termo "soft", refere-se as habilidades ligadas ao seu temperamento, como aspectos interpessoais, capacidade de organização e liderança, empatia e outros traços que fazem parte da sua personalidade. Essas capacidades são difíceis de mensurar, já que podem ser relativas e perceptíveis ou não, de acordo com cada pessoa com a qual você se relaciona.

As principais Hard Skills podem ser conhecimento em uma língua estrangeira, graduação, cursos técnicos, mestrados e doutorados, conhecimento na operação de máquinas e ferramentas e habilidades ligadas à informática. Essas informações devem constar no currículo de qualquer candidato. Obviamente, as hard skills mais relevantes dependem das necessidades da empresa e do tipo de cargo a ser exercido pelo profissional.

Já as principais Soft Skills,  podemos citar como exemplos a comunicação eficaz, escrita, empatia, colaboração, organização ou planejamento, flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar sob pressão e de resolver problemas, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, liderança, visão sistêmica, negociação e, por último, mas não menos importante, a ética.

Estas são as soft skills mais relevantes para o mercado de trabalho e, tão importante quanto desenvolvê-las, é saber identificá-las, seja na análise dos nossos colaboradores, quanto no processo de recrutamento e seleção de futuros profissionais.

Agora é importante ressaltar que, diferente das capacitações técnicas, as competências comportamentais não são ensinadas tão facilmente. Em alguns casos, essas aptidões são intrínsecas da pessoa, ou seja, os futuros profissionais trazem essas competências de casa, da escola ou até da convivência com amigos.

Da mesma forma, deve-se salientar que nem todas as pessoas desenvolvem as habilidades da mesma forma e na mesma intensidade, devido as diferentes experiências, pontos de vista e aprendizagem. É isso que garante a singularidade de cada um.

As soft skills são fruto de um desenvolvimento contínuo. Desta forma, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer essas capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mercado de trabalho. Mais um ponto muito importante que deve ser dito, é que sempre está em tempo de desenvolvermos ambas habilidades. Podemos fazer isso, buscando cursos de nosso interesse, que vão ajudar nosso currículo a se destacar no mercado de trabalho, sem contar as capacitações que são voltados para praticamente todas as áreas, como informática e idiomas (um segundo idioma é fundamental).

Ampliar e desenvolvendo nosso autoconhecimento, entendendo nossos pontos fracos e ir trabalhando esses da melhor forma; buscar o equilíbrio, paciência e entender seus limites e tentar ampliar estes; se comunicar cada vez mais e melhor e expor isso para as pessoas da melhor forma; conversar sobre o que te incomoda e mudar isso são maneiras de desenvolver as Soft Skills.

Hoje em dia, existem inúmeros cursos voltados para desenvolver novas hard skills, bem como as nossas soft skills, mas o que nunca deve acontecer é pararmos de nos aperfeiçoar!