Quando pensamos em agressividade, normalmente vem a nossa mente agressões físicas. Mas esquecemos, muitas vezes, daquele famoso ditado popular: “palavras doem mais do que um tapa”. Conforme já dizia Claudiney Ribeiro, “tapa machuca o rosto, mas as palavras machucam o coração. ” Será que muitas vezes, na correria do nosso cotidiano, mesmo que de forma automática e sem intencionalidade, não acabamos sendo agressivos na nossa comunicação?
Seja em nossos relacionamentos pessoais ou profissionais, é muito importante estarmos atento à forma que falamos com as pessoas, para não termos uma comunicação violenta, o que pode nos causar problemas de relacionamento e de convivência.
Ao nos comunicarmos de forma agressiva com o outro, podemos expressar necessidades, sentimentos e direitos de forma errônea, não levando em consideração e respeito as ideias dos outros.
É um estilo equivocado de comunicação, que envolve a linguagem verbal e não verbal de forma combativa e hostil, com gestos exaltados, acusações e muitas vezes manipulações para ganho pessoal.
A comunicação agressiva muitas vezes é praticada sem o uso de palavras particularmente agressivas ou intensas, todavia, sejam também usadas com frequência neste tipo de comunicação. Para você saber se está praticando uma comunicação agressiva, fique atento no que caracteriza esse tipo de comunicação:
Não escuta: o interlocutor preocupa-se apenas em transmitir sua mensagem, sem ouvir e prestar atenção com quem está se comunicando, não dando atenção nem tendo uma escuta ativa ao ouvir a outra pessoa. Limita-se apenas em transmitir suas mensagens.
Ausência de empatia: o indivíduo que se comunica de forma agressiva não presta atenção e não tem muita preocupação com os efeitos que sua mensagem pode ocasionar na outra pessoa.
Irrita-se com facilidade: não tem muita paciência com as pessoas no processo comunicativo, achando que, muitas vezes, algumas coisas são óbvias e que não precisam ser ditas.
Tom de voz alterado e expressões faciais hostis e gesticulação violenta: a comunicação agressiva pode se manifestar por meio de todos os elementos do processo comunicativo, abrangendo tanto aspectos verbais quanto elementos não verbais, de atitude, entonação e expressões faciais.
Para fugir desse tipo de comunicação, invista na comunicação não violenta. Para isso, pratique na sua comunicação os quatro pilares da CNV (comunicação não violenta) apresentados por Marshall B. Rosenberg, que são:
Observação: observe sem julgar ou avaliar;
Sentimento: identifique o sentimento envolvido na situação;
Necessidade: encontre qual a necessidade está envolvida naquele momento;
Pedido: realize de forma clara seu pedido.
Lembre-se: a mesma frase pode ser dita de diversas maneiras. Foque sempre em comunicá-la com inteligência emocional e empatia, praticando a comunicação não violenta. Afinal, a comunicação agressiva pode ter um alto custo nos seus relacionamentos, pois as pessoas podem começar a evitar de interagir com você, e nas empresas isso pode comprometer o clima organizacional e o desempenho da equipe.