De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde trata-se do “completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Ou seja: a saúde é nosso bem mais precioso. Mas será que estamos cuidando da nossa saúde de forma adequada? O quanto nossa vida diária tem impacto nas respostas do nosso corpo no processo saúde e doença?
No próximo dia 07 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, uma data destinada a reflexão do quanto podemos contribuir para nosso bem-estar e dos que estão a nossa volta. Que tal modificarmos alguns hábitos em nossas vidas?
Por mais que tenhamos consciência da importância de uma vida saudável com a adoção de rotinas que envolvam uma boa alimentação, atividades físicas regulares e de lazer, as demandas profissionais e familiares por vezes dificultam a adoção de hábitos que promovam uma qualidade de vida e saúde adequadas. Contudo, o autocuidado é indispensável e deve ser nossa prioridade. Atitudes simples podem ser capazes de modificar a forma com que nosso corpo responde às duras demandas do dia-a-dia.
Quanto de água consumimos diariamente? A água é indispensável para manutenção da vida humana e deve ser consumida com regularidade. Frutas e verduras, alimentos integrais e fontes saudáveis de proteína tem feito parte do seu cardápio, ou os famosos fast-food tem um espaço reservado na sua rotina? Você consome bebidas alcoólicas com regularidade? E mais: quando foi realizado seu último check-up? Questões como essas são indagadas pelos profissionais da área da saúde durante diversos atendimentos de queixas muito comuns: dores no corpo, fadiga excessiva, pressão arterial desregulada e obesidade são alguns exemplos. Importantes agravos podem ser contornados ou tratados com uma mudança do padrão comportamental e realização de exames de rotina.
Diversos profissionais são capacitados para a realização de importantes acompanhamentos à população. Buscar orientações e conhecer o funcionamento do seu corpo é um passo fundamental para ter um futuro mais tranquilo.
Quem sabe hoje seja um excelente dia para refletirmos sobre nós mesmos e buscarmos ter uma vida mais saldável! Quem sabe hoje mesmo você possa buscar uma unidade de saúde para avaliação da pressão arterial, realizar testes/exames e receber orientações, não é mesmo? Se a sua saúde é importante ela deve ser a sua prioridade, pois você certamente é importante na vida de muitas pessoas.