Início
Hipertensão no Brasil: silenciosa, mas prevenível com atenção básica e cuidado contínuo
Carol Engers PiumatoEnfermeira e docente do Senac Novo Hamburgo
18/07/25
Saúde

A hipertensão arterial é uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil, atingindo milhões de pessoas. Por ser uma condição frequentemente silenciosa, muitas vezes os sintomas só aparecem quando as complicações já estão presentes.


A boa notícia é que a hipertensão pode ser prevenida e controlada. Uma alimentação balanceada, a redução no consumo de sal, a prática regular de exercícios físicos, o abandono do tabagismo e o controle do estresse são medidas eficazes. No entanto, a chave está no acompanhamento contínuo, aliado à escuta ativa e ao incentivo à mudança de hábitos.

 

Na atenção primária, o técnico em enfermagem desempenha um papel essencial nesse processo. Além de realizar aferições da pressão arterial e identificar sinais de alerta, ele orienta a população, fortalece o vínculo entre paciente e equipe de saúde e participa ativamente de campanhas de prevenção e ações de educação em saúde nas comunidades.


O cuidado com a hipertensão começa no dia a dia, e o técnico em enfermagem, com sua atuação próxima e acessível, é um aliado fundamental na promoção da saúde e na redução de complicações. Prevenir é um trabalho coletivo e a presença desse profissional faz toda a diferença.