Demonstrando seu desempenho acadêmico e sua dedicação aos estudos e a formação social, o jovem aprendiz do Senac Santa Maria, Vitor Ferrari, alcançou a aprovação em oito universidades dos Estados Unidos. Somados os valores integrais e parciais conquistados para estudar Psicologia, Neurociência e Empreendedorismo, o estudante de apenas 20 anos foi contemplado com 830 mil dólares em bolsas de estudos.
“Foi um turbilhão de emoções, uma mistura de entusiasmo e felicidade que se juntavam com um momento de relaxamento após receber a notícia da aprovação”, destaca Vitor. Ele explica que a seleção norte-americana é diferente da brasileira e que os candidatos são avaliados em diversos aspectos, tais como atividades extracurriculares, conquistas, resultados em testes padronizados, desempenho em entrevistas, redações pessoais e cartas de recomendação. “O processo é verdadeiramente exigente e requer uma estratégia bem pensada. Enfrentei obstáculos especialmente pela falta de compreensão do que isso significa e pelas diferenças em nossa realidade, mas decidi firmemente perseguir meu sonho e me empenhei ao máximo para alcançá-lo”, afirma.
O jovem ressalta que o Programa Jovem Aprendiz representa um papel crucial em sua jornada, pois contribuiu para o desenvolvimento de habilidades específicas como trabalho em equipe, comunicação e responsabilidade. “O programa teve um impacto significativo em meu crescimento pessoal. Fui exposto a um ambiente de trabalho profissional, onde tive a oportunidade de aprender com colegas e receber orientação de professores e equipes dedicadas, aprimorando as minhas competências em situações do mundo real”, enfatiza.
Para o docente do curso de Aprendizagem Profissional do Senac Santa Maria, Guilherme Trevisan, “o sentimento é de muita alegria e admiração ao ver um jovem competente, comunicativo e comprometido alcançar um sonho que muitos almejam”. Ele aponta que a seleção em oito universidades, passando por várias etapas em outro idioma reflete o talento do estudante.
Ferrari comenta que esse é apenas o primeiro passo e que agora está focado em aprimorar o inglês, preparar-se para a mudança e aproveitar a família e amigos antes da viagem, prevista para agosto.
E para ajudar a custear as despesas de morar nos Estados Unidos durante os quatro anos de estudo, Vitor abriu um financiamento coletivo online. Para quem deseja contribuir com a vakinha, basta acessar o link. Também é possível doar através do PIX pela chave de e-mail: 4448085@vakinha.com.br.
Confira a lista de universidades e bolsas conquistadas:
- Temple University - 14 mil dólares anuais: Total - 56 mil dólares (280 mil reais)
- Millikin University - 34 mil dólares anuais: Total - 146 mil dólares (726 mil reais)
- Thomas University - 46 mil dólares anuais: Total - 184 mil dólares (915 mil reais)
- Wabash College - 52 mil dólares anuais: Total - 208 mil dólares (1 milhão e 40 mil reais)
- Stetson University - 27 mil dólares anuais: Total - 108 mil dólares (537 mil reais)
- Ithaca College - 22 mil dólares anuais: Total 88 mil dólares (440 mil reais)
- Rollins College – Valor ainda não está definido.
- University of Kentucky - 10 mil dólares anuais: Total - 40 mil dólares (200 mil reais).