Os alunos da turma 63 do curso Técnico em Enfermagem realizaram a apresentação de um projeto de questionário sobre a vida sexual dos idosos, aplicado no famoso "Bailinho da Igreja" no município. O intuito foi trazer uma visão diferente dos idosos, mostrando que são ativos e aproveitam a fase que estão, o que estabelece reflexões sobre os dados demográficos da longevidade e prevenção de doenças.
Segundo a docente do curso Técnico em Enfermagem, Ana Paula Cassahi Soares, o projeto integrador faz parte da metodologia do curso e tem como objetivo criar soluções que beneficiem uma comunidade em específico, através de ações e informações repassadas ou colhidas de determinado público. "Os resultados devem gerar um 'produto', seja ele um resultado estatístico ou uma orientação", explica.
No caso do questionário, a docente destaca que os números mostraram que os idosos são ativos sexualmente, porém não tomam as devidas precauções de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, trazendo dados alarmantes. "Juntamente nesta ação, foram distribuídos preservativos femininos e masculinos, além de lubrificantes. Também explicamos a forma de utilização. São dados diferentes dos comuns, os quais afirmam o que todos já sabem, que idosos são frágeis e muitos 'voltam a ser crianças'", comenta.
Entre os aspectos importantes do projeto integrador para os alunos, Ana Paula percebe o desenvolvimento de trabalho em equipe, dicção, oratória, desinibição e autonomia diante do público. "Vejo grande valia nesta experiência para a construção do perfil profissional almejado durante a formação", finaliza.
Para quem quer conhecer essa metodologia de perto e ingressar na área da saúde, o Senac Rio Grande está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem. Mais informações podem ser obtidas no site da escola, pelo telefone (53) 3231-2355 ou WhatsApp (53) 99100-9475.