A pizza napolitana é um conceito culinário tradicional da cidade de Nápoles, Itália, surgido por volta do século 18, onde mestres da pizza começaram a criar discos de massa com recheios disponíveis a época, como tomate, azeite e alho. A saborosa combinação ganhou notabilidade rapidamente entre os moradores e se popularizou.
Segundo o docente do Senac Pelotas, sócio proprietário da pizzaria Presto Per La Via e formado pela AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), Pedro Vianna, a pizza napolitana tem como seus principais atributos a qualidade dos ingredientes com a técnica utilizada. "Ela consiste em uma massa de longa fermentação, assada em um forno com temperatura acima dos 400 graus, com recheio mais suave que as pizzas de outras localidades. Constitui-se basicamente em dois sabores clássicos, a marinara e a margherita", explica.
De acordo com o especialista, a popularização da pizzaria napolitana no Brasil foi bem complicada no começo. "Como proprietário de uma das primeiras na cidade de Pelotas, percebi como o preconceito estava estabelecido quando o assunto é pizza. O brasileiro, em geral, dá preferência para a quantidade, ao contrário do conceito napoletano de uma massa leve, com recheio leve e na quantidade certa", destaca.
Uma curiosidade sobre a pizza napolitana, conta o docente, é a criação das mais clássicas delas, a marguerita: "Ela foi criada por volta de 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, para a rainha Margherita de Savoia, que estava visitando a cidade. Na homenagem, ele fez uma pizza com as cores da bandeira italiana: tomate (vermelho), manjericão (verde) e mozzarella (branco). A rainha ficou encantada com a simplicidade e o sabor, o que ajudou a imortalização como a pizza margherita".
Vianna ainda ensina uma receita de pizza napolitana deliciosa. Confira:
Massa (pode variar por questões de umidade e temperatura)
- 1,8kg de farinha
- 1l de água
- 55/60g de sal
- 1g de fermento fresco
Preparo
- Misturar o sal na água até diluir bem. Após, misturar com 80% da farinha
- Quando tiver uma massa homogênea, colocar o fermento. Misturar bem e completar com o restante da farinha
- Sovar até obter uma massa lisa
- Deixar descansar por meia hora
- Fazer bolas pesando em média 250 gramas, o que resultará no final uma pizza de aproximadamente 35 cm
- Colocar para fermentar por, no mínimo, 8 horas em temperatura aproximadamente 20 graus
- Após fermentação, abrir a massa e colocar o recheio de sua preferência
- As duas mais clássicas são marinara (molho de tomate, alho, orégano e azeite) e a margherita (molho de tomate, mozzarella, manjericão e azeite)
E se você deseja ingressar na área de Gastronomia, entre em contato com o Senac Pelotas para conhecer nossos cursos. Mais informações pelo telefone (53) 3225 8889. O endereço é na Rua Dom Pedro II, 901, no Centro.