A área de tecnologia da informação é reconhecida no mundo corporativo pela alta demanda de profissionais qualificados, preparados para enfrentar os desafios tecnológicos diários do setor. Nesse sentido, adquirir conhecimentos e habilidades técnicas é fundamental para se inserir no mercado. Esse preparo completo é um dos objetivos do Senac Caxias do Sul e um exemplo recente de sucesso nessa missão é o do estudante Felipe Eduardo da Silva Ferreira. Ele conquistou uma vaga na empresa Serve Center, após se destacar em um processo seletivo.
O aluno
De acordo com Felipe, a seleção foi dividida em várias etapas, incluindo um teste de bancada. “Tive seis dias para me preparar, focando em tarefas como formatação de servidores, configurações gerais e a aplicação de configurações específicas. Durante esse período, estudei o conteúdo necessário e no dia do teste, consegui demonstrar meus conhecimentos e habilidades com sucesso, e fui aprovado com êxito”, descreve.
Ele aponta que o aprendizado obtido no Senac foi e tem sido fundamental para o desempenho de suas funções e para o crescimento na empresa. Felipe diz que o primeiro módulo do curso já lhe “proporcionou uma base sólida em hardware, essencial para entender e construir computadores de maneira eficiente”. Além disso, ele pondera que o módulo “Planejar e executar a manutenção de redes e servidores" tem sido o mais utilizado na rotina na Serve Center. O jovem ainda ressalta que o curso aprofundou seu conhecimento em infraestrutura de TI, incluindo configuração e manutenção de redes e gerenciamento de servidores.
A empresa
Conforme o gestor de TI da Serve Center, Felipe Melo, durante o processo seletivo, a empresa avaliou desde o perfil comportamental até a experiência e domínio das ferramentas. Ele afirma que o estudante do Senac Caxias demonstrou ser cordial, calmo, estudioso e interessado em aprender para evoluir. Além disso, possuía experiência em atendimentos a clientes e conhecimento básico dos produtos de Cyber Segurança e Nuvem usados na instituição. “Na Serve Center, nós incentivamos muito o crescimento intelectual, como trabalhamos com tecnologia, somos forçados diariamente a buscar novos conhecimentos, testar novos produtos e descobrir soluções para os problemas de TI dos nossos clientes. Somando o perfil comportamental, o conhecimento e a vontade de aprender mais do Felipe, vimos que tudo isso se encaixa na nossa cultura empresarial”, salienta o gestor.
Em relação a adaptação do jovem no trabalho, Melo evidencia que foi um processo muito rápido devido a proatividade, pois “em pouco tempo ele se integrou aos demais colaboradores e isso ajudou muito na troca de conhecimento, elevando o seu nível de entendimento dos produtos”.
A parceria Senac e empresa
O gestor da Serve Center expõe que o propósito inicial era encontrar pessoas no início da carreira para conectá-las com a empresa. No entanto, ele comenta que os resultados foram surpreendentes e a relação foi ampliada. “A Serve Center abriu as portas para o Senac levar os alunos para conhecerem a empresa e vivenciarem como é o dia a dia na TI. Também estamos engajados em participar de eventos acadêmicos na escola, para podermos compartilhar experiências e conhecimentos”, reitera.
A trajetória de Felipe Eduardo é uma demonstração de como a combinação de educação de qualidade, determinação pessoal e apoio empresarial pode levar ao sucesso profissional. Através de uma proposta pedagógica adequada às exigências do mundo profissional, o Senac Caxias do Sul oferece uma aprendizagem pautada por metodologias que propiciam atuação por projetos, aulas práticas, teóricas, vivenciais e flexíveis.
Para saber mais sobre a escola e conhecer os cursos disponíveis, os interessados devem acessar o site ou comparecerem presencialmente na av. Júlio de Castilhos, 3638, no bairro Cinquentenário. O contato também pode ser feito pelo telefone (54) 3225-166 ou pelo WhatsApp (54) 99268-9873.