Você sabia que dia 27 de agosto é conhecido como o Dia do Corretor de Imóveis? O número de profissionais da área, no Brasil, aumentou 44% nos últimos cinco anos. Em 2018, eram 383 mil corretores de imóveis ativos no país. No fim de 2023, esse número saltou para 554 mil, conforme dados do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).
De acordo com o coordenador do técnico em Transações Imobiliárias do Senac EAD e docente dos alunos do curso no Senac Tramandaí, Izidro Ceolin Filho, o profissional não apenas intermedia imóveis de terceiros para venda ou locação, mas prima pela segurança jurídica no negócio, criando uma relação confiável e agradável para as partes. “Ele é o primeiro a saber se quem compra tem o potencial para o investimento. Do outro lado, se os vendedores e o imóvel se encontram livre de ações e desimpedidos para a venda. Podemos dizer que o corretor de imóveis é o profissional que ajuda os clientes a estabelecer sua transação sem decepção e de forma mais segura e no mercado imobiliário", destaca.
Com o registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRECI - RS) conquistado durante o curso técnico da área e obrigatório para atuação, o profissional pode fazer tudo o que uma empresa imobiliária faz. "Alguns campos de atuação são imobiliárias, construtoras, incorporadoras, autônomos, avaliador, agenciador, documentalista, correspondente bancário e na Justiça, como perito avaliador", cita o coordenador.
O mercado de imóveis, segundo Izidro, nunca para, pois há uma deficiência de profissionais muito grande. “Esse mercado também faz parte do Produto Interno Bruto (PIB). Quando uma nação não constrói, demostra uma falência interna. A tendência é sempre construir e modernizar os imóveis. Hoje, o mercado mais cobiçado pelos corretores é o de alto luxo, imóveis que são verdadeiras obras de arte, todos assinados pelos melhores estúdios de design", revela.
Para o especialista, o sucesso da área está ligado à atuação, dependendo muito do conhecimento no mercado. "Pode-se focar muitas vezes no padrão dos imóveis ou em determinados bairros a fim de conhecer todos os imóveis, para que seja assertiva a apresentação para um potencial cliente", indica.
Outra dica é a formação profissional. O Senac Tramandaí oferece o curso Técnico em Transações Imobiliárias na modalidade a distância. "O nosso curso é focado no aprendizado do estudante aliando teoria e prática. Fazemos o estudante olhar para o seu local de atuação, nos trazendo informações de sua cidade. Os retornos das atividades são personalizados pelos nossos tutores. Todos eles trabalham na área e tem formação como corretores de imóveis, o que possibilita que o curso esteja sempre atualizado com o mercado que é muito mutável", explica.
O curso, de acordo com o coordenador, possibilita ao estudante ganhos reais. "Muitos proprietários de grandes imobiliárias iniciaram como corretores de imóveis e obtiveram a ascensão profissional", conclui.
O Senac Tramandaí está com inscrições abertas para o curso Técnico em Transações Imobiliárias EAD. As inscrições vão até o dia 19 de agosto de 2024 e podem ser realizadas pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos. Para mais informações, ainda é possível entrar em contato com o Senac Tramandaí pelo WhatsApp (51) 9369-8598.
Os cursos técnicos do Senac estão focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantirem flexibilidade para o aluno. Os materiais didáticos são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem e e-books.