O estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac São Leopoldo, Henrique Gomes de Vargas, foi selecionado para participar do programa Geração Caldeira. A iniciativa gratuita do Instituto Caldeira visa formar jovens para as áreas de tecnologia e inovação. O aluno participará da trilha educacional de Programação Java. As aulas iniciaram no mês de setembro e são realizadas presencialmente em Porto Alegre.
De acordo com Henrique, a seleção foi desafiadora e gratificante. “Em um mês, tivemos que concluir 13 cursos para adquirir seus respectivos certificados e seguir para a próxima fase. Além disso, também participamos de oficinas, workshops, entrevistas, bootcamp e, no final, ainda torcemos para ser um dos selecionados na live”, descreve.
Quanto às expectativas para o curso, Henrique diz que deseja “aprimorar ainda mais os conhecimentos na linguagem Java e explorar seu uso em projetos práticos, ampliando a visão sobre as demandas do mercado de tecnologia e colaborando com outros profissionais”.
Ao todo, 200 alunos foram escolhidos entre os mais de 7 mil inscritos no processo seletivo, que teve início em abril e incluiu diversas etapas como provas, bootcamp e entrevistas individuais. Cada jovem participa em uma das quatro trilhas educacionais oferecidas, sendo elas: Marketing e Design, Programação Python, Programação Java e Gestão e Vendas. Ao final do projeto, os estudantes são encaminhados para vagas de trabalho em empresas parceiras do Instituto Caldeira.
Para ver a lista completa e saber mais sobre o programa, os interessados devem acessar o site. O Instituto Caldeira fica localizado na Travessa São José, 455, no Quarto Distrito.