Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul terá mais de 160 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) financiadas pelo governo federal, sendo que 134 serão custeadas no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que abrange um projeto arquitetônico atualizado para a construção de 1,8 mil postos em todo o Brasil. Para profissionais da área da saúde, o anúncio pode ser uma oportunidade de novas vagas de emprego. Mas como se preparar?
Segundo Daniela Frazen, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Senac Tramandaí, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são centros de atendimento primário à saúde e a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que atendem a todas as famílias. “As UBSs têm como função prestar um atendimento humanizado, focado no indivíduo, não apenas no tratamento de doenças, mas também na promoção da prevenção e no acompanhamento das pessoas e de seus familiares que vivem no mesmo território”, explica.
Para as possíveis novas vagas, a coordenadora indica que profissionais da área podem se preparar na qualificação encontrada em cursos de atenção primária, saúde coletiva, promoção em saúde pública entre outros. “Os cursos profissionalizantes preparam para uma área específica de atuação, com foco na profissão específica que queremos seguir”, destaca.
No caso do Senac Tramandaí, de acordo com a coordenadora, a escola desenvolve no aluno competências estratégicas visando a capacitação profissional e o mercado de trabalho: “O Curso conta com instrutores com experiência no mercado, o que garante referências atualizadas e atividades práticas que preparam o aluno para atuar em sua área de escolha”. Entre os diferenciais do Senac Tramandaí está o laboratório específico para o curso de Técnico em Enfermagem, onde os estudantes podem exercer na prática os conteúdos aprendidos durante a parte teórica da formação.
Para saber mais e se inscrever, os interessados na área devem acessar o site do Senac Tramandaí ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na av. Rubem Berta, 1700, no bairro Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3661-5674 ou pelo WhatsApp (51) 99369-8598.