“Grotesque” e “column” foram as palavras que decidiram os vencedores do Spelling Bee 2024, o campeonato de soletração em inglês do Senac-RS. Pedro da Silva Monteiro, do Senac Alegrete, foi vencedor na categoria Kids (até 13 anos) e Mateus Rostirolla Gewehr, do Senac São Leopoldo, vencedor na Teens & Adults (a partir de 14 anos). A final, realizada na tarde do dia 4 de outubro, no Senac Rio Grande, reuniu 15 estudantes de escolas do Estado todo. Promovido desde 2016, o Spelling Bee incentiva a aprendizagem lúdica/divertida da língua inglesa, a memorização do alfabeto e a ampliação do vocabulário.
O primeiro momento da tarde contou com a palavra do gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi. Além de agradecer à equipe de Idiomas da instituição, Sidinei ressaltou que mudar a vida das O primeiro momento da tarde contou com a palavra do gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi. Além de agradecer à equipe de Idiomas da instituição, Sidinei ressaltou que o Senac-RS muda a vida das pessoas através da educação “e que trabalhar com educação é um dos propósitos mais belos que existe”, complementou. Para finalizar, o gerente se dirigiu aos competidores: “nos sentimos privilegiados por vocês fazerem parte da nossa comunidade escolar”.
Para chegar até à grande final, os participantes passaram pelas etapas escolares (que ocorreram em agosto) e pelas semifinais realizadas no formato híbrido com os alunos em suas escolas, porém conectados em evento on-line transmitido pelo YouTube. No total, a final do Spelling Bee 2024 contou com estudantes de doze escolas: Ijuí, Erechim, Montenegro, São Borja, Tramandaí, São Sebastião do Caí, Alegrete, Lindóia (Porto Alegre), São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, São Leopoldo e Caxias do Sul.
As especialistas convidadas para integrar a banca avaliadora foram: Adriana Lima - consultora acadêmica da National Geographic Learning, Elisabete Andrade Longaray - professora do Instituto de Letras e Artes da FURG e Júlia Köbe, Psicóloga Escolar da Gerência de Educação do Sesc/RS.
Em 2024, o Spelling Bee contou também com a categoria Solidary Bee, que apoiou as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em parceria com o Programa Mesa Brasil do Sesc. Para isso, as escolas arrecadaram materiais escolares, e as doações feitas via PIX, durante as transmissões da semifinal, foram convertidas em material escolar. A vencedora nessa categoria solidária especial foi a escola de Uruguaiana.
Sobre os vencedores
O vencedor da categoria kids, Pedro Monteiro, de Alegrete, conta que a preparação exigiu muita dedicação e esforço. Devido a um transplante recente, o estudante não estava liberado para aula presencial, mas nem por isso deixou de estudar. Depois de se classificar nas semifinais, enquanto ainda estava internado, pelo menos uma hora por dia Pedro participou de treinamento on-line com o “teacher Rafha”. “Eles me ajudaram muito quando precisei. Estou há oito anos no Senac Alegrete, é quase uma segunda casa”, comenta com um sorriso que é possível ver mesmo atrás da máscara de proteção facial que ainda precisa utilizar.
Já na categoria Teens and Adults, Mateus Rostirolla Gewehr, aluno do Ensino Médio do Senac São Leopoldo, garantiu seu bicampeonato. Vencedor em 2023, após uma disputa acirrada, ele repetiu o feito neste ano. Além de treinar muito em casa, ele contou com a ajuda da “teacher Lauren”, com quem se reunia semanalmente para estudar, para subir ao pódio novamente. “Foi inesperado, este ano estava bem mais difícil. O sentimento é de muita alegria”, ele finaliza.
Resultado final
Categoria Kids
1º lugar - Pedro da Silva Monteiro, do Senac Alegrete
Premiação: tablet Sony Vaio e medalha de ouro
2º lugar (devido a um empate, três estudantes subiram no pódio) - Bernardo de Oliveira Basso, Senac Ijuí; Nicolas Peterson Aguiar Dos Santos, Senac Lindóia e Isabella Veronez Bolzan, Senac Tramandaí.
Premiação: leitor digital Kindle e medalha de prata
Categoria Teens and Adults
1º lugar - Mateus Rostirolla Gewehr, do Senac São Leopoldo
Premiação: tablet Sony Vaio e medalha de ouro
2º lugar - Arthur Cardoso da Roza, do Senac Alegrete
Premiação: leitor digital Kindle e medalha de prata
3º lugar - Davi Horn, do Senac São Sebastião do Caí
Premiação: fone de ouvido bluetooth e medalha de bronze