A pele madura dos idosos exige maior cuidado, pois, com o passar do tempo, perde elasticidade, hidratação e se torna mais fina e sensível. Isso aumenta sua vulnerabilidade a manchas, ressecamento, lesões e doenças, como o câncer de pele – o mais comum no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos anuais, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, a atenção com a pele torna-se ainda mais essencial na terceira idade.
Segundo a docente da área da Beleza e Bem-estar do Senac Canoas, Amanda Bittencourt, os cuidados principais incluem:
- Limpeza e higienização da pele duas vezes ao dia, optando por sabonetes faciais, dependendo da característica de cada pele.
- Hidratação regular para evitar o ressecamento, com um hidratante dermocosmético de preferência.
- Uso diário de protetor solar para proteger contra os raios UV.
- E para potencializar o tratamento, produtos específicos para finalidades são importantes, como creme para área dos olhos; também a Vitamina C, que é antioxidante e atua contra os radicais livres.
De acordo com Amanda, é essencial manter uma rotina de cuidados com a pele madura, utilizando produtos específicos para o rosto, protegendo-se do sol e escolhendo hidratantes potentes. Tudo isso sem esquecer de priorizar uma alimentação equilibrada e a ingestão adequada de líquidos. Essa rotina é fundamental para manter a vitalidade da pele. "Esses cuidados não são só estéticos, mas também importantes para a saúde da pele, prevenindo problemas como infecções e câncer de pele. Cuidar da pele também contribui para o bem-estar e a autoestima", conclui.
O Senac Canoas está com inscrições abertas para cursos da área da Beleza. Para mais informações acesse o site da escola ou compareça na Rua Mathias Velho, 255 – bairro Mathias Velho. Se preferir, chame no WhatsApp (51) 9959-9317.
Saúde do idoso: especialista dá dicas de cuidados para pele madura
08/10/24
Beleza
Tags: