O Projeto Integrador (PI) é uma unidade curricular do plano dos cursos técnicos e especializações técnicas do Senac em que os alunos realizam atividades com foco na educação em saúde e no ensino. No caso da turma do curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica do Senac São Leopoldo, o tema escolhido do PI foi a jornada do paciente cirúrgico.
Conforme explica a docente do curso, Natalia Elesbão Friedrich, o tema aborda desde a descoberta da necessidade de uma cirurgia até o pós-operatório tardio, quando o paciente já está em casa. "A turma escolheu esse tema porque ele contempla todo o aprendizado adquirido nas unidades curriculares do curso de especialização em instrumentação cirúrgica", conta.
Para Natalia, o tema representa o foco central do curso, com o paciente sempre no centro do cuidado. Entre os diferenciais que serão trabalhados no desenvolvimento dos projetos, a docente destaca as atualizações em processos que beneficiem o atendimento ao paciente.
De acordo com a docente, a cada nova turma de especialização ou novo módulo, um tema para o PI é escolhido. "Temos a possibilidade de ver no aluno como ele desempenhará seu papel do mercado de trabalho, pois trazemos problemas reais onde ele precisa desenvolver soluções factíveis, sendo o protagonista da resolução do problema que ele mesmo visualizou em campo de estágio ou em visitas técnicas. O PI é uma oportunidade única para desenvolvermos diversas habilidades nos estudantes, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais resolutivos, compreensivos e diferenciados", afirma.
Para se inscrever nos cursos da escola, os interessados devem acessar o site do Senac São Leopoldo ou comparecer na Rua Lindolfo Collor, 835, no bairro Centro. Mais informações pelo WhatsApp (51) 98608-5622.