Inteligência artificial generativa é uma tecnologia que cria conteúdos originais a partir de padrões aprendidos em grandes volumes de dados. Em vez de apenas reconhecer informações, ela gera algo novo e criativo. Esse tipo de IA é usado em diversas áreas, como entretenimento e ciência, trazendo novas possibilidades de inovação e automação de processos criativos.
Segundo o docente da área de TI do Senac Canoas, Marcelo Fagundes Johann, a IA generativa serve como uma poderosa ferramenta para acelerar e simplificar o desenvolvimento de soluções criativas e eficientes. "Com ela, podemos automatizar tarefas que são repetitivas, criar protótipos, entre outros. Oferece suporte para geração de conteúdos personalizados, interfaces intuitivas, etc. Assim, os desenvolvedores ganham tempo para criar e desenvolver outras atividades", explica.
O recurso amplia de forma significativa as oportunidades, pois, de acordo com Johann, permite a exploração de outras áreas que antes eram exploradas apenas por especialista, como por exemplo: design, análise de dados mais complexos, entre outros: "Com a ascensão da IA generativa, os desenvolvedores podem analisar e prototipar situações mais complexas em menor tempo, podendo, portanto, usar o seu tempo em situações mais estratégicas e inovadoras", aponta.
Para os profissionais, os desafios são éticos e técnicos, afirma o docente. Em relação aos desafios técnicos, cita-se: aprendizado de habilidades para o uso da IA e como modelar esses dados. "Na questão ética, teremos que ter cuidado com a segurança e responsabilidade com o uso dos conteúdos, a confiabilidade dos dados em questão, já que a IA generativa aprende com os dados", comenta.
Surge, assim, a importância dos cursos profissionalizantes, já que são essenciais na formação de profissionais capacitados para o uso eficiente e eficaz da IA generativa no que diz respeito ao correto uso dos dados, questão ética, análise de dados, modelagem, prototipação, atualizações tecnológicas, etc. "Os cursos do Senac, por exemplo, abordam temas como questões éticas, a otimização do tempo, como a IA generativa pode auxiliar no aprendizado, na análise de dados e na discussão de seus benefícios e/ou possíveis malefícios", destaca o especialista.
Entre os diferenciais da metodologia dessas formações, Johann ressalta o de estar sempre à frente em relação à inovação e tecnologia. "O fato de abordar esse tema, de enorme relevância em nossas vidas, já demonstra o nosso diferencial", reitera o professor.
Para os interessados em aprender sobre inteligência artificial generativa, o Senac Canoas está com inscrições abertas para cursos na área da TI. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac Canoas ou presencialmente na escola, localizada na Rua Mathias Velho, 255, no bairro Mathias Velho. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99202-2005.