A qualidade no atendimento, combinada com o sabor dos pratos e o conforto do ambiente, é essencial para conquistar e fidelizar clientes em restaurantes. Um aspecto crucial para alcançar esse objetivo é a escolha criteriosa do tipo de serviço à mesa, que deve estar em harmonia com o cardápio e o estilo do estabelecimento.
Mas o que é o serviço à mesa? Na mais é do que a forma como as refeições são servidas aos clientes, geralmente por garçons. Conforme o chef e docente do Senac Bento Gonçalves, Gustavo Bonfiglio, “um serviço bem executado pode criar uma experiência memorável ao mostrar atenção aos detalhes, personalização do atendimento e interação positiva”. Além disso, ele diz que a forma como o serviço é prestado pode impactar diretamente a percepção de valor do cliente em relação ao que está sendo oferecido.
O chef explica que os principais tipos de serviço à mesa são: Serviço empratado, serviço à francesa, serviço à inglesa direto ou indireto e serviço à americana, popularmente conhecido por buffet. Ele ressalta que os critérios considerados para escolher o tipo mais apropriado incluem análise do público-alvo e suas preferências, logística e capacidade da cozinha, alinhamento com o tema do restaurante e custos.
“Um serviço mais formal e atencioso, como o à francesa, pode elevar a percepção de luxo e sofisticação, fazendo o cliente sentir que está em um ambiente de alta qualidade. Por outro lado, um serviço mais descontraído, como o à la carte ou buffet, pode criar uma atmosfera mais relaxada e informal, atraente para clientes que buscam conforto e praticidade”, aponta o educador.
Quanto a preparação dos garçons para oferecer bons atendimentos, Bonfiglio afirma que eles “devem entender o cardápio, saber descrever os pratos, ingredientes e sugestões de harmonização, aplicar boas práticas de atendimento, incluindo cortesia, discrição, rapidez e atenção aos detalhes, ter uma comunicação eficiente e saber gerir situações difíceis”.
De acordo com o docente, no Senac Bento Gonçalves, “as formações na área da Gastronomia são abrangentes, focando em técnicas de serviço, atendimento ao cliente e simulações práticas, nas quais os alunos vivenciam cenários reais para desenvolver habilidades em um ambiente controlado”. Ele salienta que estabelecimentos que investem na capacitação de sua equipe de atendimento conseguem criar um diferencial competitivo, fidelizando clientes e construindo uma boa reputação no mercado.
E para quem possui interesse, o Senac Bento Gonçalves oferece diversos cursos de qualificação no ramo. Para saber mais e conhecer as capacitações disponíveis, acesse o site da escola ou compareça presencialmente na rua Silva Paes, 415, no bairro Cidade Alta. O contato também pode ser feito pelo telefone (54) 3452-4200 ou pelo WhatsApp (54) 99647-1436.