Em um mercado de trabalho cada vez mais digital, o Programa Jovem Aprendiz surge como uma plataforma estratégica para capacitar jovens nas competências exigidas por profissões digitais em constante evolução. Com novas demandas em áreas tecnológicas, o programa enfrenta o desafio de atualizar currículos e treinamentos, promovendo uma formação que atenda a essa transformação. A adaptação para o digital, além de abrir portas para jovens em situação de vulnerabilidade, permite uma conexão direta com o mercado moderno, preenchendo lacunas de qualificação com aprendizado prático e adequado às tendências digitais.
Segundo a docente dos cursos de Aprendizagem do Senac Canoas, Nayara Moreira, o programa Jovem Aprendiz se adapta às novas exigências do mercado de trabalho digital, promovendo a inclusão de jovens em ambientes profissionais que valorizam habilidades tecnológicas e competências digitais. Ao longo dos cursos, os participantes são incentivados a aprimorar suas habilidades digitais por meio de aulas e da prática em laboratórios de informática, onde são desafiados a desenvolver projetos, como a criação de uma empresa sustentável, desde o design do logotipo até a definição da equipe. "Ao oferecer treinamentos e experiências práticas, contribui para formar jovens profissionais com essas competências, facilitando sua inserção em um mercado cada vez mais focado em inovação e tecnologia. Assim, o Jovem Aprendiz desempenha um papel importante na formação de uma nova geração de profissionais preparados para atender às demandas de um mercado que valoriza agilidade e o domínio de novas tecnologias", comenta.
A docente acredita que a área da Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras, pois há uma crescente demanda por profissionais com conhecimentos básicos de programação, suporte técnico e habilidades em softwares específicos e marketing digital. "Esse setor vem se expandindo consideravelmente, abrindo diversas oportunidades que combinam conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais, preparando os jovens para um mercado de trabalho mais dinâmico e em constante evolução", explica.
Nesse sentido, de acordo com Nayara, algumas habilidades têm papéis complementares e fundamentais para o crescimento profissional dos aprendizes: "As hard skills – que incluem habilidades técnicas específicas, como o uso de ferramentas digitais, conhecimentos em informática e noções básicas em áreas como finanças e atendimento ao cliente – são essenciais para que os jovens realizem tarefas práticas e operacionais de forma eficaz. Esses conhecimentos técnicos atendem às demandas imediatas do mercado de trabalho e preparam o aprendiz para funções específicas".
Por outro lado, as soft skills - que englobam comunicação, trabalho em equipe, adaptabilidade e resolução de problemas - são igualmente cruciais, pois permitem que os jovens interajam de maneira colaborativa e produtiva no ambiente profissional. Essas habilidades interpessoais são cada vez mais valorizadas em um mercado que exige flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças constantes. Dessa forma, o programa Jovem Aprendiz visa desenvolver tanto as competências técnicas quanto as interpessoais, formando profissionais completos e prontos para enfrentar desafios, aumentando suas chances de empregabilidade e crescimento na carreira".
Uma forma de desenvolvimento de habilidades é o curso de Aprendizagem do Senac Canoas, que, segundo Nayara, visa formar jovens aprendizes inovadores da geração tecnológica. "Nossas aulas estão integradas a esse cenário digital, com o intuito de não apenas aprimorar suas habilidades, mas também de atrair e manter a atenção dos alunos", ressalta. As atividades da formação incluem desde os conceitos fundamentais do ambiente digital até a elaboração de apresentações focadas na resolução de problemas. Além disso, os alunos têm a chance de desenvolver projetos em diversas plataformas, seja em celulares, computadores ou utilizando tela interativa.
Como ingressar no Programa
Para os Jovens Aprendizes: o interessado pode entrar em contato com o Senac e consultar se a escola conhece empresas interessadas em contratar aprendizes. Também é possível buscar vagas para Jovem Aprendiz diretamente nos sites das empresas da região, ou em sites que divulgam vagas.
Para as empresas: as instituições interessadas em contratar jovens aprendizes podem pedir indicações de candidatos no Senac mais próximo.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99959-9317 ou presencialmente no Senac Canoas, localizado na rua Mathias Velho, 255, no bairro Centro.