A área da saúde está entre os setores com maior empregabilidade do mercado, devido à ampla possibilidade de atuação. A demanda constante das instituições de saúde é outro fator que torna o profissional capacitado muito valorizado - aqueles que contam com especialização ainda mais. A instrumentação cirúrgica, por exemplo, é um setor que exige qualificação. Pois os instrumentadores participam de procedimentos de alta complexidade junto com a equipe médica, sendo responsáveis por coordenar a mesa de instrumentos com agilidade e atenção.
Conforme a coordenadora da área da saúde do Senac Canoas, Roberta Correa, o mercado de trabalho para técnicos instrumentadores cirúrgicos possui demanda crescente em hospitais, clínicas e centros cirúrgicos. “Esses profissionais são essenciais para garantir a eficiência e a segurança em procedimentos”, afirma. O campo de atuação é vasto, permitindo ao profissional atuar em hospitais públicos e privados, áreas de exames endoscópicos, centros obstétricos, centros endovasculares, clínicas cirúrgicas e empresas de instrumentais e equipamentos cirúrgicos. O mercado de trabalho cresce em um ritmo acelerado, pois a cada dia surgem inovações e tecnologias que são aplicadas no aumento de cirurgias videolaparoscópicas e robóticas.
Mas...o que faz, exatamente, um técnico instrumentador cirúrgico? “Um técnico instrumentador cirúrgico é responsável por preparar e manusear instrumentos cirúrgicos durante procedimentos operatórios. Ele atua em conjunto com a equipe médica, garantindo que todos os instrumentos estejam esterilizados e disponíveis no momento certo”, explica Roberta.
Requisitos e habilidades
Os requisitos necessários para ser um técnico instrumentador cirúrgico incluem a conclusão do ensino médio e um curso técnico em enfermagem concluído ou na fase final (a seis meses para a formatura). A especialização do Senac-RS tem duração de seis meses e fornece conhecimento sobre anatomia, técnicas cirúrgicas e normas de biossegurança.
Roberta destaca também os domínios que um bom profissional técnico instrumentador cirúrgico deve desenvolver. “É necessário ter habilidades de organização, atenção aos detalhes, capacidade de trabalhar sob pressão e boa comunicação. Além disso, é crucial ter um conhecimento sólido sobre os instrumentos e sua utilização correta”, enfatiza.
Importância de uma especialização
A coordenadora conta que uma especialização pode ampliar as oportunidades de carreira, permitindo ao profissional atuar em áreas específicas, como cirurgia cardiovascular ou ortopédica. Além de oportunizar melhores cargos e salários.
O objetivo da especialização em Instrumentação Cirúrgica do Senac-RS é capacitar profissionais técnicos em enfermagem por meio de conhecimentos científicos, técnicos e práticos, sempre levando em conta uma abordagem humanizada no atendimento.
Com carga horária de 360 horas, a capacitação conta primeiramente com aulas teóricas em que o aluno se apropriará de conhecimentos sobre o centro cirúrgico, centro de materiais, instrumental geral, instrumental específico. Essas aulas ocorrem em sala de aula ou no laboratório conforme dinâmica do dia e assunto a ser tratado. Após, são realizadas as aulas práticas obrigatórias, nas quais o aluno é alocado no centro cirúrgico de referência, juntamente com o supervisor, atuando na equipe como instrumentador cirúrgico.
A Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica está com inscrições abertas em várias escolas Senac no RS: Tramandaí, Gravataí, Rio Grande, Saúde, Canoas, Pelotas, São Leopoldo e Santa Maria. Para mais informações e matrículas acesse o site do Senac-RS na aba dos Cursos Técnicos.