O mês de novembro chegou ao fim, mas as reflexões geradas pelo movimento Novembro Azul permanecem como um convite à mudança de hábitos e ao cuidado contínuo com a saúde masculina. Mais do que uma campanha de prevenção ao câncer de próstata, a iniciativa tem ampliado debates sobre a importância do autocuidado e da quebra de tabus em torno da saúde do homem.
Seja nas empresas, nas escolas ou nos serviços de saúde, o mês foi marcado por ações que reforçam a necessidade de exames regulares e da busca por qualidade de vida em todas as etapas da vida. Segundo o orientador educacional do curso Técnico em Enfermagem do Senac São Leopoldo, Igor de Oliveira Lopes, o movimento precisa ser levado a sério para conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da sua própria saúde, tanto física quanto mental.
O orientador indica algumas atitudes necessárias para esse cuidado: "Investir nos bons hábitos, praticar atividade física, alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e cigarro e, claro, fazer o exame de próstata. Todos precisam saber que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 42 homens morrem por dia por consequência do Câncer de Próstata".
Nas instituições de ensino, o orientador destaca que o assunto precisa ser levado para dentro da sala de aula, principalmente para os cursos na área da Saúde, e, então, normalizar os cuidados de prevenção em saúde do homem. "O Senac São Leopoldo, por exemplo, realizou discussões em sala de aula, exposições de trabalhos, pesquisas, atividades externas de promoção em saúde para comunidade e em empresas parceiras".
Para quem quiser participar de discussões em sala de aula sobre esse tipo de tema, o Senac São Leopoldo possui cursos da área da Saúde com inscrições abertas e com até 40% de desconto. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac São Leopoldo, pelo WhatsApp (51) 98608-5622 ou na escola, localizada na Rua Lindolfo Collor, 835 – Centro.