A língua inglesa possui papel fundamental em um mundo globalizado. Estima-se que cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo falam inglês, abrangendo falantes nativos e não nativos da língua. Sendo assim, ele vai além de seu uso em situações cotidianas, para também ser utilizado em relações internacionais e ambientes profissionais no contexto mundial. O aprendizado da língua também envolve situações de lazer como fazer viagens internacionais, assistir sua série de TV favorita, ouvir seu cantor ou banda preferidos…
Para o docente dos cursos de Idiomas do UniSenac - Pelotas, Flávio Luis Soares Meireles, aprender uma nova língua, independentemente da idade, é uma oportunidade de conhecimento que será descoberto. "Para crianças, o aprendizado estimula o desenvolvimento cognitivo e a criatividade, enquanto jovens e adolescentes se beneficiam da expansão de horizontes acadêmicos e culturais. Para adultos, o inglês é uma ferramenta essencial para crescimento profissional, acesso a novas carreiras e interações globais", explica.
Para que as diferentes faixas etárias sejam favorecidas, o especialista destaca que é fundamental adaptar as mais variadas metodologias e abordagens às demandas dos alunos. "Essas abordagens devem ser implementadas por meio de atividades lúdicas e multissensoriais, aulas temáticas, espaço interativo e materiais que estimulem a curiosidade. Os jovens respondem bem ao uso de tecnologia como gamificação, debates e role-playing (simulação de situações reais). Adultos se beneficiam de abordagens práticas e personalizadas, com foco em objetivos específicos e situações reais, como viagens ou trabalho", afirma.
No caso dos cursos de Idiomas do UniSenac - Pelotas, métodos mais específicos são utilizados para atender às diferentes faixas etárias, todos elas privilegiando o aspecto comunicativo de utilização da língua alvo. "Procuramos sempre desmistificar o mito de que adultos têm mais dificuldade para aprender e isso se torna essencial desde o primeiro dia de aula. Apesar das diferenças em relação às crianças, adultos possuem vantagens como motivação clara, experiência de vida e habilidades cognitivas avançadas", ressalta.
Assim, ao combinar benefícios evidentes, metodologias apropriadas e a desconstrução de mitos quanto ao aprendizado de línguas, a aquisição do inglês torna-se acessível e transformadora para todas as fases da vida, segundo o docente: "Podemos afirmar que a fluência em inglês é atingível em qualquer idade. A chave é adaptar a abordagem às necessidades, criar um ambiente de aprendizado positivo e aproveitar as vantagens únicas que os adultos possuem. Com isso, a confiança e a persistência são tão importantes quanto a metodologia".
Para se inscrever nos cursos de Idiomas da escola, os interessados devem acessar o site do UniSenac - Pelotas ou comparecer no campus, localizado na rua Gonçalves Chaves, nº 602, Centro. Mais informações, pelo telefone (53) 99176-3345.