![Imagem Notícia](https://api.senacrs.com.br/bff/site-senac/v1/file/31c81ec563ee70e2e33d7cad977c43dc8557b4.png)
O dia 4 de fevereiro é conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, a doença segue como uma das principais causas de mortalidade, com destaque para os tipos mais prevalentes: câncer de pele não melanoma, mama, próstata, colorretal e pulmão. A adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos podem ser determinantes para reduzir os riscos.
A coordenadora e docente do curso de Técnico em Enfermagem do Senac São Leopoldo, Manoela Bosquetti, reforça as principais recomendações para prevenir o câncer: "Aposte na alimentação balanceada, priorizando alimentos naturais ricos em fibras, como vegetais e frutas. Evite alimentos processados. A prática regular de exercícios físicos é essencial, pois melhora o funcionamento do sistema imunológico, regula o peso corporal e reduz a inflamação no organismo, diminuindo o risco de vários tipos de câncer, como o de mama e o colorretal. Também é preciso ter cuidado com a exposição excessiva ao sol: use diariamente protetor solar e redobre a atenção nos horários de pico de radiação solar. E claro, tudo isso sem esquecer dos exames preventivos essenciais", elenca.
Entre os exames preventivos, a coordenadora destaca:
Mamografia - para mulheres acima de 40 anos, realizada anualmente ou conforme a recomendação médica.
Papanicolau - para mulheres a partir dos 25 anos, geralmente realizado a cada 1 a 3 anos, dependendo da orientação do ginecologista.
Exame de próstata (PSA e toque retal) - para homens a partir dos 50 anos, podendo começar antes se houver histórico familiar.
Colonoscopia - a partir dos 50 anos, realizada a cada 10 anos, para detecção precoce de câncer colorretal.
Exame de pele - para detectar sinais de câncer de pele, realizado regularmente, especialmente em pessoas com histórico de exposição solar intensa.
Tabagismo e consumo excessivo de álcool são fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos da doença. "O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, além de estar relacionado com câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga. Já o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer de fígado, mama, esôfago e colorretal. Evitar esses comportamentos pode reduzir significativamente a incidência desses tipos de câncer", explica a especialista.
Além dos hábitos saudáveis e exames preventivos, a docente recomenda buscar sempre orientação de profissionais de saúde. "Médicos, nutricionistas e educadores físicos podem fornecer recomendações personalizadas com base nas necessidades individuais e históricos familiares, além de orientar sobre exames preventivos adequados e práticas seguras", aconselha.