![Imagem Notícia](https://api.senacrs.com.br/bff/site-senac/v1/file/31c81e55d8b8e6278c27422f89131c6de93647.png)
Em um mundo cada vez mais acelerado, os desafios emocionais enfrentados pelos jovens têm se tornado uma preocupação crescente. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac oferece o Programa LeveMente, uma iniciativa de atenção psicossocial com foco em ações interdisciplinares que aliam educação em saúde mental à promoção dos direitos de adolescentes e jovens aprendizes. Em dezembro de 2024, teve sua ampliação de atendimento presencial para oito escolas Senac do RS: Santa Maria, Caxias, Passo Fundo, Pelotas, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, além de Porto Alegre, onde o projeto iniciou. O programa conta com a atuação conjunta de profissionais do Senac e do Sesc.
Segundo o psicólogo da Gerência de Assistência e Saúde do Sesc-RS, Guilherme Mobarack, o LeveMente é um lugar de acolhimento, escuta atenta e especializada. O programa possui ferramentas e habilidades para a promoção da saúde mental e o acesso à garantia de direitos (educação, moradia, lazer, cultura etc.) das adolescências e juventudes. "Visa realizar ações interdisciplinares de caráter educativo, no âmbito da promoção, prevenção e controle social da saúde, buscando a ampliação da autonomia, dos conhecimentos e habilidades para o autocuidado. Queremos pensar e promover saúde integral, levando em consideração que saúde não quer dizer a ausência de doenças, mas está diretamente influenciada pelo acesso aos direitos", explica.
De acordo com Mobarack, a metodologia utilizada compreende a valorização da autonomia, conhecimentos e habilidades: "Queremos ofertar informação qualificada, mas sem desvalorizar o que já foi experimentado e aprendido por eles. A percepção de que as experiências de vida dos aprendizes impactam no seu aprendizado, na sua transição para a vida adulta e na sua responsabilidade como indivíduo é o compromisso desse trabalho. Entende-se que a realização viabiliza ao jovem um olhar para o futuro com esperança", destaca.
A assistente social da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Aline Tavares, avalia que o projeto é de extrema importância, pois tem como propósito o planejamento e o desenvolvimento de ações de conscientização sobre os direitos sociais e de educação para a saúde mental. "Ele une as habilidades e competências das instituições Sesc-RS e Senac-RS para desenvolver e qualificar o Programa de Aprendizagem Profissional nas escolas do Senac-RS. Por meio da atenção psicossocial, acolhe o aprendiz em sua integralidade, compreendendo a complexidade de suas realidades e intervindo de forma preventiva às situações de riscos sociais e agravos à saúde mental, conta.
Aline reforça que, por meio das ações coletivas, busca-se educar e sensibilizar os aprendizes para a promoção da saúde mental e a garantia de direitos: "Nosso objetivo é que os aprendizes se tornem multiplicadores de conhecimento em seus territórios e comunidades. Além disso, o trabalho em rede com os serviços de saúde, educação e assistência social dos atendidos facilita a divulgação da aprendizagem profissional, além de fortalecer a parceria nos encaminhamentos e atendimentos às famílias dos aprendizes, quando necessário", pontua.
Complemento digital
Além das ações presenciais, o LeveMente lançou uma plataforma digital com conteúdos sobre saúde integral e desenvolvimento pessoal das juventudes, destinada apenas aos estudantes do Senac-RS. A ferramenta tem como proposta complementar as atividades do programa, considerando a pessoa aprendiz em sua totalidade. Entre os conteúdos, há temas como juventudes, sexualidade, projeto de vida, depressão e ansiedade.