
A cada ano, a moda se reinventa, trazendo novos estilos e tendências em estampas, cores, tecidos, silhuetas e acessórios. Para 2025, o universo fashion promete uma combinação entre o moderno e o tradicional, com peças que refletem conforto, elegância e um toque especial de artesanato. Conforme a coordenadora do curso de Moda do UniSenac – Campus Porto Alegre, Nicele Branda, o próximo ano será marcado por um equilíbrio entre comodidade e o impacto visual.
Ela aponta que o estilo boho - boêmio contemporâneo, florais, transparências e suede serão as principais tendências esperadas para 2025. Além disso, o animal print continuará em alta. “Podemos esperar estilos diversos de florais com ênfase no floral romântico, o animal print continuará forte e teremos o retorno do xadrez”, destaca.
Quanto aos movimentos que ganham força para o ano seguinte, a docente afirma que a estética que enaltece o feito à mão terá ainda mais relevância, como “artesanatos, franjas, macramês, crochês e manualidades em geral”.
As cores que pintam 2025
Segundo a especialista, o marrom desponta como a estrela da temporada, acompanhado de tons terrosos como camel e bege. Paletas mais suaves, como candy colors e tons off-white, encontram harmonia com variações de rosa e berry, criando combinações delicadas e versáteis.
As silhuetas e o jogo de volumes
Nicele explica que as modelagens amplas estarão presentes nos looks, mas sem perder a sensualidade. “Teremos looks volumosos com cortes retos que conferem elegância e fluidez ao mesmo tempo”, esclarece. Esse contraste entre a amplitude das peças e detalhes que acentuam as curvas dará às produções um ar contemporâneo.
Acessórios: Mais do que complementos
Em relação aos acessórios, a docente de moda diz que o destaque estará com “lenços, maxi bags e bolsas ‘molengas’, com detalhamento para bold em bolsas, calçados e acessórios. Segue o estilo boho, incluindo cintos e bolsas em camurça. Peças com aspecto amassado, como flores metálicas amassadas também aparecem”, descreve.
Formando o futuro da Moda
Nicele salienta que, no UniSenac, os estudantes de moda são preparados para identificar e interpretar essas tendências em tempo real. “No curso, entre as várias disciplinas, existem duas de pesquisa: Pesquisa de Tendências e Pesquisa de Consumo e Mercado, nas quais os alunos têm a chance de desenvolver projetos reais para o setor”, elucida.
E para quem deseja se aprofundar no mundo da moda e entender como essas tendências são formadas, o UniSenac – Campus Porto Alegre está com inscrições abertas para o curso superior de tecnologia em Design de Moda. Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar o site ou comparecerem no local, localizada na rua Coronel Genuíno, 130, no bairro Centro Histórico.