
Para compartilhar experiências, desafios e conquistas no setor tecnológico, destacando a importância da inclusão feminina nesse campo, a docente da área de TI do Senac Distrito Criativo, Ana Paula Ramos, e as alunas Gabriela Poock e Vitória Keski foram convidadas a participar do Totalks Podcast. O episódio também abordou o trabalho inovador que as alunas apresentaram no CAIE 2024, em São Paulo, evidenciando como a educação e a representatividade podem transformar o futuro da tecnologia.
Sobre o projeto
Antes de ingressar no Senac, Gabriela Poock sonhava em cursar Medicina, motivada pelo desejo de ajudar pessoas. No entanto, ao descobrir o universo da tecnologia, percebeu que poderia transformar vidas de uma maneira diferente, mas igualmente impactante. A partir dos conhecimentos adquiridos na área de TI, Gabriela, em conjunto com Vitória, desenvolveu o Autism Spectro, um site voltado para ajudar estudantes com autismo e professores, reforçando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade. O projeto ganhou destaque e foi apresentado na edição de 2024 do Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação, em Cubatão, São Paulo.
As alunas contam que o Autism Spectro surgiu como uma iniciativa para auxiliar tanto estudantes com autismo quanto professores que atuam com esses alunos por meio da tecnologia. A plataforma conta com diversas estratégias de comunicação e relaxamento, metodologias de ensino, além de menus de acessibilidade contendo opção de libras para deficientes auditivos. O site tem como objetivo tornar o ambiente de aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista mais acessível e intuitivo.
Gabriela destaca como a criação de ferramentas digitais como essa são essenciais para garantir que pessoas no espectro tenham suporte adequado em sua jornada educacional. Para o futuro do site, Vitória destaca que novas funcionalidades devem ser implementadas, incluindo opções para ajuste do tamanho das palavras e modificação das cores da interface. Essas melhorias permitirão uma personalização mais adaptável às necessidades individuais dos usuários.
Poder feminino na tecnologia
Ana, docente da área de TI do Senac Distrito Criativo, comenta que durante sua trajetória no ensino de programação não apenas compartilhou conhecimento técnico, mas também se tornou um exemplo de representatividade feminina na tecnologia. Inspirando alunas a acreditarem em seu potencial, ela reforça a importância da diversidade na área e o impacto de ter referências femininas no setor. A conexão com as alunas e seu papel na formação delas são aspectos que a motivam diariamente. “Eu não consigo me imaginar não sendo professora, trabalhando com programação ou tendo essas pessoas maravilhosas comigo. E, principalmente, não exercendo esse papel tão importante, sendo um espelho para as alunas, como mulher”, afirma.