
Em um mundo cada vez mais digital, a demanda por profissionais capacitados para desenvolver e implementar soluções automatizadas cresce exponencialmente. O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas se destaca como uma formação essencial para aqueles que desejam ingressar nesse setor em constante evolução, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos para a criação de softwares, aplicativos e processos que otimizam o funcionamento de empresas e serviços.
Segundo o docente do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac Canoas, Paulo Rogério dos Santos, automação é o uso da tecnologia, por meio de dispositivos eletrônicos, softwares, robôs, cujo objetivo é aumentar a produtividade, melhorar processos organizacionais e de segurança, bem como reduzir a incidência de erros. "Tudo isso, com o mínimo de intervenção humana", ressalta.
O docente menciona que, no cotidiano das organizações, a automação se faz presente nas diversas atividades tais como: RPA (Robotic Process Automatic), que utiliza robôs virtuais para automatizar processos e tarefas repetitivas normalmente feitas por humanos; também na automação comercial utilizada em processos empresariais (ERPs) para emitir notas fiscais e controlar estoques, processos de separação e entrega de pedidos; controlando os processos de logística de entrega ou distribuição nos armazéns em centros de distribuição ao redor de todo o Brasil. "O mercado busca profissionais que, além do domínio de conhecimentos técnicos – como linguagens de programação, banco de dados, ciência de dados, estatística, inteligência artificial e machine learning –, tenham habilidades para trabalhar em equipes multidisciplinares, se comuniquem com clareza, dominem pelo menos um idioma (inglês ou espanhol) e, acima de tudo, tenham paixão por resolver desafios", destaca.
O profissional da área pode atuar em diversos setores, como no desenvolvimento de soluções de RPA (Robotic Process Automation), que envolve a criação de robôs virtuais para automatizar tarefas repetitivas, incluindo chatbots para atendimento nos setores comercial, industrial ou hospitalar. Também pode trabalhar na integração de sistemas de gestão empresarial (ERP) com bancos e operadoras de cartão de crédito, facilitando o processamento de pagamentos e operações financeiras. Outra possibilidade é a atuação na gestão da cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), desenvolvendo soluções que conectam produtos, recursos e tecnologias em uma rede de fornecedores, varejistas e integradores.
“A área proporciona ao profissional navegar por diversos setores nas organizações: pode abranger desde funções operacionais, como suporte, service desk, programação, análise de requisitos, análise de sistemas e administração de bancos de dados (DBA), até cargos de alta gestão empresarial. Trata-se de um campo vasto e em constante expansão, com uma demanda crescente por profissionais especializados, como programadores mobile, responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos; web designers, que criam interfaces digitais para sites e dispositivos; cientistas de dados, que combinam algoritmos, estatística e matemática para solucionar problemas complexos; e especialistas em Inteligência Artificial (IA), que utilizam linguagens como Python e R para desenvolver soluções inovadoras para desafios da sociedade contemporânea”, enumera.
De acordo com Santos, o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas trabalha as habilidades e competências dos alunos necessárias para o mundo profissional. "São desenvolvidas as hard skills (linguagens de programação, banco de dados, mobile, front e back end), bem como as soft skills (comunicação, trabalho em equipe, respeito com as pessoas, ética, empatia e flexibilidade)", afirma.
Para o especialista, o Senac oferece um curso de formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas de forma diferenciada. "Temos uma sólida formação baseada nos pilares do CHA (C – conhecimento, H – habilidade e A – atitude). Outro fator a destacar é que o curso é bilíngue, ou seja, trabalha-se a fala, escrita e leitura na língua Inglesa relacionada à sua área de atuação profissional", conta.
Com 1.216 horas, o curso prepara o profissional para desenvolver sistemas computacionais utilizando o ambiente de desenvolvimento seguindo as normas e especificações da lógica e das linguagens de programação bem como a modelagem, implementação e manutenção do banco de dados. Além disso, a formação prepara para o desenvolvimento, a manutenção e testes de programas de computador, adotando normas técnicas e de qualidade. Apesar de o curso ser bilíngue, o aluno não precisa saber inglês para ingressar. As aulas de inglês são ministradas de acordo com o andamento do conteúdo tecnológico e, dessa forma, são trabalhadas a fala, escrita e leitura relacionadas à profissão.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Canoas ou comparecer na escola, na Rua Mathias Velho, 255, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99959-9317.