
Desde março deste ano, cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino de Rio Pardo e Vera Cruz participam do Projeto Escola em Tempo Integral, com atividades que integram educação de qualidade, desenvolvimento de competências e experiências práticas de aprendizado. Um dos destaques entre os componentes ofertados é a Robótica, promovida pelas prefeituras dos dois municípios, em parceria com o Senac Santa Cruz do Sul.
Voltado para estudantes do 1º ao 8º ano, o projeto acontece no turno oposto ao das aulas regulares e busca promover uma aprendizagem significativa por meio de componentes diversificados, como a Robótica, que incentivam a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Em Vera Cruz, participam da iniciativa alunos das escolas municipais São Francisco (1º ao 5º ano), João Carlos Rech (5º ano) e Walter Dreyer (4º e 5º anos). Já em Rio Pardo, as atividades envolvem estudantes das escolas Olinto Meurer (1º e 2º anos) e Casemiro de Abreu (6º, 7º e 8º anos).
Além da Robótica, em Vera Cruz, os alunos também participam de atividades como Escrita Criativa, Descobrindo Talentos, Raciocínio Lógico Matemático, Jogos Colaborativos e Pesquisa e Estudos Interdisciplinares. Em Rio Pardo, os componentes incluem Conhecendo o Desenho e Aquarela, Inglês Kids, Jogos Matemáticos e Pequenos Economistas.
O Projeto Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do Governo Federal que busca ampliar o número de matrículas em escolas com jornada ampliada. O Senac atua na execução das atividades voltadas ao Ensino Fundamental, a partir da contratação dos próprios municípios. "Além de apoiar o processo de aprendizagem, a proposta fortalece os vínculos com a escola, desenvolve habilidades socioemocionais e contribui para o desempenho dos estudantes no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", comenta a responsável pelo programa Soluções Corporativas do Senac Santa Cruz do Sul, Ariane Lazzari.
A programação segue até dezembro de 2025 e representa uma oportunidade de transformação tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar, proporcionando mais tempo de convivência, alimentação balanceada e um ambiente rico em experiências educativas.