
As quedas estão entre as principais causas de acidentes com pessoas idosas no Brasil, muitas vezes resultando em fraturas, hospitalizações e perda de autonomia. Em boa parte dos casos, os incidentes acontecem dentro de casa, em ambientes comuns como o banheiro, corredores e até o quarto. Por isso, a prevenção deve começar no dia a dia, com atenção aos detalhes do espaço e hábitos seguros.
De acordo com a enfermeira e docente do Senac Novo Hamburgo, Carol Engers Piumato, diversos fatores aumentam o risco de quedas em casa. “Tapetes soltos, pisos escorregadios, escadas sem corrimão, má iluminação, móveis mal posicionados, objetos no chão e calçados inadequados são apenas alguns exemplos. Tudo isso, somado às limitações físicas da idade, forma um cenário propício para quedas”, explica.
Entre as adaptações que podem ser realizadas para tornar o ambiente mais seguro, a enfermeira indica a aplicação de corrimãos em escadas e banheiros, utilizar adesivos antiderrapantes no chão, evitar uso de tapetes e deixar os espaços de passagem livres, sem móveis ou objetos. Além disso, a docente ressalta que “ambientes bem iluminados ajudam a identificar obstáculos e desníveis, principalmente à noite”. Ela aponta que luzes com sensor de presença são aliadas nesse sentido.
Quanto aos calçados mais recomendados, Carol diz que o ideal é que os idosos usem sapatos fechados, com solado antiderrapante e que ofereçam firmeza ao caminhar. Ela salienta que bengalas e andadores são úteis, mas devem ser ajustados e usados sob orientação de um profissional.
Sobre o papel dos familiares e cuidadores, a especialista destaca que é fundamental observar sinais de perda de equilíbrio, garantir um ambiente seguro, incentivar o uso de calçados adequados e acompanhar os idosos nas atividades em que apresentam mais dificuldade.
Carol também explica que, no curso de Cuidador de Idoso, os estudantes são preparados para oferecer suporte integral ao bem-estar dos idosos, com foco em higiene, conforto, alimentação, mobilidade e saúde, sempre zelando pela integridade física, emocional e social de quem está sob seus cuidados.
E para quem tem interesse em se capacitar para exercer essa atividade, o Senac Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone (51) 3553-7350. A escola fica localizada na Av. Nações Unidas, 3760, no bairro Rio Branco.