
Quais são as principais áreas de atuação para um profissional formado em Design Gráfico e como elas têm evoluído nos últimos anos? As possibilidades são inúmeras, como o desenho de identidade de marca, projetos de sinalização, projetos editoriais, projetos digitais, design de embalagem, animação, design de interfaces para aplicativos e sites, entre outros. O docente do curso de Design Gráfico do Senac Tech, Daniel Ventura, destaca que “o profissional formado tem espaço de trabalho em escritórios e estúdios de design, agências de publicidade, setores de marketing, gráficas e ainda, ofertar seu trabalho de forma independente como freelancer”.
Com o avanço das tecnologias e das mídias digitais, novas competências têm se tornado indispensáveis para quem quer crescer e prosperar na carreira de designer gráfico. Conforme Daniel, é necessário considerar as novas tecnologias como aliadas ao desenvolvimento profissional e pessoal. “É bastante curioso pensar que a mídia mais importante e difundida no mundo já foi o cartaz. Uma peça gráfica que atualmente é possível de ser produzida em casa ou no escritório utilizando uma impressora digital, enquanto no século passado seria necessário a utilização de muitas outras técnicas e ferramentas bastante complexas”, conclui.
Segundo o especialista, é possível verificar uma mudança: “o design atualmente é centrado no ser humano e não mais no produto. Hoje, o trabalho autoral e quase artesanal, reproduções gráficas manuais, desenvolvimento prático racional e sustentável, por exemplo, entregam muito mais densidade e propósito a um projeto. Sem dúvida alguma, todas as ferramentas atuais disponíveis dão suporte em questões como agilidade e eficácia ao designer e demais profissionais da comunicação”, destaca.
Para quem está ingressando no curso agora, Daniel reforça que é possível atuar em diferentes segmento e setores, pois as organizações necessitam e sempre necessitarão de comunicação, seja interna ou externamente. “O designer passa ter um papel fundamental neste ecossistema. É possível trilhar um caminho que vai desde uma ocupação relacionada à produção gráfica, para entender os processos de impressão e comunicação visual, em agências de comunicação. E em estúdios e escritórios de design, trabalhando com planejamento estratégico e conceitual de produtos e serviços”, afirma.
Por fim, o especialista destaca que, com a janela digital que se tem à disposição, é necessário falar sobre o trabalho para o exterior. “Comunicar através de uma linguagem gráfica é solucionar um problema visual e assim será em qualquer parte do mundo. O designer pode se integrar em times de outros países, aprender diferentes e novas práticas, ensinar e ser remunerado em outras moedas e difundir o design local”, conclui.
Para os interessados, o Senac Tech está com inscrições abertas para o curso de Design Gráfico. As aulas iniciam no dia 18 de agosto e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para matrículas acesse o site da escola. Mais informações pelo telefone (51) 3288-7750. A escola fica localizada na rua Venâncio Aires, 93 – bairro Cidade Baixa.