
O aprendizado de um segundo idioma pode abrir portas para oportunidades acadêmicas e profissionais em todo o mundo. Dois ex-alunos dos cursos de inglês do Senac Montenegro são a prova disso: Anna Laura Gerstner Appel, 17 anos, e Luís Gustavo da Silva, 16 anos, que representaram o Brasil na World Mathematics Invitational (WMI), competição internacional de matemática realizada na Tailândia.
Anna Laura, que concluiu o curso em 2023, conquistou certificado de Mérito no torneio. Para ela, o domínio do inglês foi essencial para a compreensão das provas. “O inglês aprendido foi o que me fez conseguir ler a prova, pois ela estava toda em inglês. O diferencial das aulas do Senac é que são muito mais baseadas em conversas do que em trabalhos escritos, o que torna o aprendizado mais prático, principalmente na fala”, destacou a jovem, natural de São Lourenço do Sul e residente em Montenegro há mais de uma década.
Já Luís Gustavo, medalhista de bronze na categoria de participantes nascidos entre 2009 e 2010, ressalta que a experiência foi enriquecedora em diferentes aspectos, tanto culturais quanto intelectuais. “O inglês era indispensável, desde a comunicação nos aeroportos até a prova, que era toda em inglês. Já passei por algumas instituições de ensino de inglês, mas a metodologia do Senac foi a que mais me auxiliou, pois trabalha todas as competências do idioma. Além disso, tive professores incríveis, como o Tiago e a Júlia, que me apoiaram durante todo o processo de aprendizagem”, destacou.
Os dois jovens reforçam que o domínio do inglês é um diferencial não apenas para quem compete em eventos internacionais, mas para qualquer pessoa que deseja ampliar horizontes. “Muitas das provas internacionais não são escritas no idioma materno de cada um, sendo muito provável que estejam em inglês”, lembrou Anna Laura. Luís complementa: “Não somente os competidores, mas todos deveriam buscar aprender outro idioma, pois isso não abre apenas oportunidades de trabalho, mas também de intercâmbio cultural com pessoas do mundo todo”, ressaltou.
Para além do preparo técnico, os estudantes ressaltam ainda o ambiente acolhedor e a qualidade da gestão escolar. “O Senac Montenegro promove projetos diferenciados ao longo do ano, que estimulam ainda mais o contato com a língua inglesa. Isso, aliado à dedicação dos professores, foi fundamental para minha conquista”, completou Luís Gustavo.