
O Setembro Verde é uma campanha nacional voltada à conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa destaca a necessidade de combater o capacitismo e de promover a acessibilidade, assegurando igualdade de direitos em áreas como saúde, educação e trabalho. Para a docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac Uruguaiana, Graciane Lafuente, a campanha é fundamental. “É uma oportunidade de refletirmos sobre as barreiras – físicas, sociais e atitudinais – que ainda existem”, afirma.
São muitos os desafios que as pessoas com deficiência ainda enfrentam no Brasil. “Apesar dos avanços, as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades de acesso à educação de qualidade, transporte público adaptado, infraestrutura acessível e oportunidades no mercado de trabalho. No ambiente profissional, ainda há preconceito, falta de preparo de empresas para receber esses profissionais e carência de políticas inclusivas efetivas”, enfatiza Graciane.
A docente também conta que os cursos da área da saúde do Senac Uruguaiana abordam conteúdos sobre a legislação que garante os direitos das pessoas com deficiência, os princípios da equidade no atendimento e a importância do acolhimento humanizado. “Além disso, os alunos aprendem práticas adaptadas de cuidados, comunicação alternativa quando necessário, e são incentivados a desenvolver empatia, escuta ativa e respeito à individualidade de cada paciente. Essa preparação é contínua e deve ser reforçada na prática profissional por meio de capacitações e atualizações”, ressalta.
Para quem se interessa em atuar na área da Saúde, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para duas turmas do curso Técnico em Enfermagem. As aulas iniciam no dia 29 de setembro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Já no horário da noite, as aulas iniciam no dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Mais informações e inscrições pelo site da escola.