
As Competições Senac seguem movimentando o Riocentro, na Barra Olímpica. Nesta sexta-feira, 19, foi realizado o segundo dia de provas da etapa nacional. A disputa continua amanhã e os grandes vencedores serão anunciados no domingo, 21. Os oito representantes do Rio Grande do Sul seguem firmes em suas ocupações:
Aplicações Web e Mobile - Vinícius Alves Fantin;
Cabeleireiro - Ronaldy Kauan Oliveira da Silva;
Confeitaria - Beatriz Ribeiro dos Santos;
Cozinha - Gustavo Freitas Argoud;
Cuidados de Saúde e Apoio Social - Cássia Eloa Martins de Oliveira;
Desenvolvimento de Sistemas - Bruno César Silva de Souza;
Estética e Bem-estar - Maria Eduarda Guerreiro da Silveira;
Recepção de Hotel - Natália da Rosa Corso.
Os talentos foram postos à prova, hoje, através de testes como: preparação de prato com frango e vegetais, sem utilização de farinha de trigo; condução de barbearia clássica: corte de cabelo e design de barba; criação de mignardises (pequenas sobremesas que costumam acompanhar o café); realização de detox lifting facial e procedimentos de spa corporal e atendimento a paciente com crise asmática e ferimento de corte.
Além disso, os competidores das ocupações de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web e Mobile, que estreiam nas Competições, seguem criando os resultados que entregarão amanhã. Um sistema de gerenciamento de eventos e uma plataforma de atendimento médico para idosos, respectivamente.
Os vencedores da etapa nacional, além de medalha de ouro, ganham vaga na WordSkills - a maior competição de educação profissional do planeta. Quem garantir seu lugar na próxima edição do torneio viajará, em 2026, para Shangai, na China.
“Trazer oito talentos para a etapa nacional é motivo de grande orgulho para o Senac-RS. Mostra a qualidade do nosso ensino, a dedicação dos nossos alunos e docentes e a força da educação profissional do nosso Estado. É a verdadeira prova de que o Senac transforma vidas”, declarou o gerente de educação profissional da instituição, Sidinei Rossi.
Ao longo dos dois últimos dias, circularam pelo pavilhão 4 do Riocentro milhares de pessoas - desde alunos de ensino médio em excursões escolares, até autoridades políticas e especialistas das mais diversas áreas. O público, além de acompanhar as provas ao vivo, também pode conferir uma série de atrações. Uma delas é a Cafeteria Inclusiva CREI: a iniciativa é uma experiência prática para os alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac RJ, que atuam atendendo o público, como em um café, em um estande no evento.
A disputa, que pode ser conferida através de transmissão ao vivo, segue amanhã em seu último dia de provas. O anúncio dos vencedores está previsto para ocorrer na noite de domingo, 21, a partir das 18h
Como funcionam as Competições Senac
As Competições Senac são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual e os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira. Por fim, os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo – com exceção dos vencedores das novas ocupações que realizam provas nacionais pela primeira vez.
Para mais informações, acesse www.senacrs.com.br/competicoes.