Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

28 de abril: uma Reflexão sobre Segurança do Trabalho

por Jose Elias Emidio - Docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho do do Senac Caxias do Sul

Em 28 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho. A data é uma homenagem a 75 trabalhadores que morreram em uma explosão em uma mina de carvão nos Estados Unidos. Aproveitando essa pauta, gostaria de lhe convidar a refletir comigo: de quem é a responsabilidade da saúde e segurança do trabalho em uma empresa? Uma das maiores dificuldades dos profissionais de saúde e segurança de trabalho é se fazer entender quanto ao papel do funcionário nesse contexto e afirmar que as responsabilidades não são somente do empregador.  

 

A empresa pode desenvolver as melhores práticas em segurança, disponibilizar as melhores ferramentas e equipamentos, mas de nada adianta se o funcionário adotar uma postura negacionista e resistente. Todo trabalhador também tem a responsabilidade e a obrigação de identificar e corrigir riscos envolvidos na sua atividade laboral.  

 

A única maneira de garantir o nível mais alto em saúde e segurança do trabalho é a consciência que cada envolvido deve ter do seu papel neste processo. O da empresa é de treinar seus funcionários e incentivar a segurança no ambiente do trabalho dando meios para execução das atividades de modo seguro. E o dos funcionários é de cumprirem os protocolos de segurança estabelecidos e praticar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. Devemos sempre lembrar que a segurança do trabalho tem início nos ouvidos, na escuta, e não nas mãos.  

  

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.