Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vencendo o medo de falar em público

por Jane Maria Dalpizzol Ficagna - Docente

Falar em público, para muitas pessoas é “ um bicho de 7 cabeças” pois vem à mente pensamentos sabotadores e negativos como: vou travar, gaguejar, ficar vermelho, suar frio, e tantos outros sintomas que uma pessoa com receio de falar em público sente. Para que essa experiência seja positiva e motivadora, cabe a cada um o aprimoramento, a prática e a exposição em público. Abaixo, citarei algumas dicas para você vencer o medo de falar em público:

- Invista em treinamento;

- Se tiver a oportunidade de se expor, faça isso. Você terá a oportunidade de treinar fazendo com que melhore sua confiança em si mesmo;

- Respire profundamente sempre que o nervosismo tomar conta de você;

- Antes da apresentação, fique em um lugar tranquilo, positivo e que possibilite que você relaxe;

- Confie em você, acredite na sua capacidade de ser cada vez melhor;

Em pesquisas realizadas pelo jornal inglês Sunday Times e a revista Você S/A sobre os maiores medos, falar em público é um dos principais temores do ser humano, ficando à frente de medos como morte, doenças, privação de liberdade, bichos ou de altura. Só 7% nascem com o dom de falar em público e, mesmo assim, precisam aprimorá-lo. Os outros 93% adquirem a prática de falar em público.

Então, se você não está entre os 7% que nascem com o dom ou está nos 93% que precisam adquirir e aprimorar a prática de falar em público, vem conosco nessa jornada de aperfeiçoamento e destaque-se perante o mercado de trabalho. O sucesso é garantido. Falar bem e com propriedade em público abre várias portas.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018