Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Um olhar sobre a crise nas pequenas empresas

por Rosane Cruz

Na atualidade está disseminada a ideia de novos negócios, que na maioria das vezes começam pequenos. Isso é fruto de um esforço no desenvolvimento do espírito empreendedor das pessoas. Qualificação, um pouco de incentivo e, não menos importante, as necessidades cada vez maiores e diversificadas da sociedade, fizeram surgir um movimento para a criação de novos negócios, competitivos, inovadores e que movimentam a economia. Além disso, não é novidade que a população cresce em taxas superiores a oferta de empregos e grande parcela precisa trabalhar para sobreviver.

Só que em tempos de crise, o medo e o risco de investir aumentam. Se para as grandes empresas é difícil, para os pequenos negócios a incerteza pode ser avassaladora. Mas pensar de forma criativa, faz toda a diferença. Em momentos de crise surgem grandes oportunidades, às vezes únicas, e saber aproveitá-las é fundamental. Na medida em que as grandes têm vantagens de sobra sobre processo de negociação em compras, por exemplo, as pequenas têm a seu favor a agilidade e a rapidez na decisão. Outra vantagem, é que os pequenos negócios podem atuar em nichos com exigências específicas agregando maior valor. 

Se o pequeno negócio focar na mudança constante e adaptação rápida, invariavelmente conseguirá se antecipar aos tropeços gerados pelas crises que fazem parte da economia. Quanto mais ágil e inovadora for a decisão no pequeno negócio, mais chances de captar clientes e mercados. Não devemos esquecer que as pessoas, os produtos e as empresas envelhecem. O ciclo de vida funciona para todos, então novidades são bem vindas. A vantagem da inovação é que ela está ao alcance de todos, independente do tamanho da empresa. Ser criativo nem sempre requer grandes investimentos. Porém, mesmo a inovação precisa de planejamento. Se implementada esta lógica de atuação, abre-se caminho para a consolidação e crescimento dos pequenos negócios, desvinculando sucesso de intenso investimento de capital. 
Inovar por inovar não é o caminho correto, mas inovar com visão no futuro transforma o pequeno em grande, mesmo na crise. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018