Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Enfermagem do Trabalho

por Gabriela Magalhães Andrade - Docente

Enfermagem do Trabalho, como o nome já indica, é o ramo da Enfermagem voltado ao cuidado da saúde dos trabalhadores. Isso inclui diversos fatores como o ambiente laboral, o tipo de atividade realizada na empresa e os riscos que ela pode representar à integridade física e mental do trabalhador, entre outros. A missão do enfermeiro do trabalho é zelar pela saúde dos funcionários nas empresas.

O enfermeiro do trabalho possui, além é claro da Graduação em Enfermagem, o curso de especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Enfermagem do Trabalho. Esse profissional é membro e líder da equipe de enfermagem do trabalho e presta apoio ao paciente, em ambulatórios, em setores de trabalho e em domicílio para a execução de atividades relacionadas aos serviços de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos. Realiza procedimentos de enfermagem de maior complexidade e prescreve ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança.

 

O objetivo do enfermeiro do trabalho é preservar e manter o bem-estar dos empregados, bem como de seus familiares dependentes. Entre suas principais atribuições, podemos citar:

  • Avaliar e acompanhar quadros de enfermidade
  • Prestar os primeiros socorros aos trabalhadores
  • Encaminhar o trabalhador para o tratamento adequado
  • Reabilitar para o trabalho
  • Prescrever ações e cuidados com a saúde
  • Identificar e prevenir possíveis problemas no ambiente de trabalho
  • Instruir sobre a proteção contra agentes químicos, físicos ou biológicos
  • Promover campanhas de saúde e prevenção
  • Implantar projetos de incentivo a hábitos saudáveis
  • Organizar e administrar o setor de enfermagem da companhia

 

Nas grandes empresas, o enfermeiro do trabalho faz parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais - chamada Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) -, que conta também com supervisor de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho e médico do trabalho.

Em caso de acidente ou outras emergências, o enfermeiro do trabalho prestará os primeiros socorros. Poderá administrar medicamentos, coletar material para exames laboratoriais, fazer curativos, imobilizações e demais procedimentos que a infraestrutura do ambulatório possibilite. Deverá, então, providenciar o encaminhamento médico adequado, conforme a necessidade.

Como administrador, cabe ao enfermeiro do trabalho organizar o ambulatório e todo o setor de enfermagem da empresa, sempre atento ao controle de pessoal e de material, para que nada falte à prestação de um bom serviço.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018