Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Lidando com Conflitos

por Cleonir da Rocha Kaipper - Docente

Todo conflito tem uma causa, um motivo causador que acaba desencadeando uma série de ações e atitudes muitas vezes inesperadas de um indivíduo. Mas como poderemos tratar um conflito se não soubermos o que está o causando? Para isso, uma das maneiras de lidar com o conflito é organizar um debate entre os envolvidos.

Um debate estruturado não precisa ser excessivamente formal, mas é preciso ter certeza de que não se transforme em uma troca de insultos. Uma ideia que é bem interessante é a de tentar controlar esse debate com cartões: cada participante recebe um cartão e, se uma pessoa estiver sendo muito negativa ou irrelevante, então qualquer pessoa do grupo pode mostrar-lhe um "cartão amarelo", como advertência, pois daí ela "se toca" que está falando muito e para de falar. Este é um bom modo de convencer as pessoas a assumirem uma posição calma e racional numa situação de conflito.

Devemos estar atentos às atitudes das pessoas que nos rodeiam. Verifique se há pessoas ficando aborrecidas com coisas como: lugares no estacionamento, o layout das salas ou a alocação dos setores de trabalho. Embora possa ser simplesmente uma questão de ego, talvez também esteja evidenciando inseguranças sobre cargos e sua importância, o que pode significar que elas precisam de mais orientação e treinamento.

Onde há relações humanas, sempre haverá conflitos. Mas, como podemos ver, um conflito não precisa ser sempre negativo, ele pode servir como oportunidade de crescimento e entrosamento entre os envolvidos se for administrado da forma correta.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018