Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Carnaval não é só no Brasil !!

por Paulina Alejandra Almazán Valdebenito

Carnaval não é só no Brasil.  Na virada dos anos 90 surgiu uma música cantada em espanhol chamada “ Carnavalito” e em muitas festas cantaram e empolgaram os passinhos na pista. Mas você sabe do que se trata? Assim como no Brasil, há uma celebração na Bolívia e no Peru que faz uma mistura da religião católica (proveniente da colonização espanhola) com a cultura Inca.

O Carnaval de Oruro (Bolívia) foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2001 !! Nesta celebração, nos mesmos dias do nosso Carnaval, celebra Pachamama (mãe Terra) e Tio Supay (deus das trevas), antigas entidades indígenas, que por sincretismo religioso e cultural se uniram à Virgem Maria. Neste dia, há um lindo desfile com milhares de dançarinos (incluindo músicos) com diversas fantasias por 5 quilômetros das ruas da cidade até chegarem ao Santuário del Socavón, onde ajoelham-se diante da Virgen de Socavón (Virgem Maria). E há possibilidade de reservar lugares em arquibancadas e acompanhar tudo!

Em tempo, as cidades de Santa Cruz de La Sierra e de Tarija também celebram esse dia, sendo que em Tarija, duas semanas antes, nas quintas feiras que antecedem o Carnaval, homens e mulheres caminham pelas ruas da cidade com cestos enfeitados com frutas, doces, flores etc, cheio de balões e serpentinas. A isso se dá o nome de “Festa dos Compadres e das Comadres” e quem recebe o presente do cesto passa a ser compadre e comadre d@ don@ do cesto r se compromete a ayudar nos bons e maus momentos com seu novo parente espiritual.Já no Peru a maior celebração é em Cajamarca, onde se vêem blocos de rua e pessoas dançando, sem falar nas brincadeiras com água (em balões/bexigas ou pistolas), tinta, talco, etc.

Na capital Cusco as celebrações se dão mais na região central da cidade, mas igualmente com a força da cultura andina e crista misturadas.Por falar nisso, você já ouviu a música “Carnavalito”? Sabe o que é “cholita”? Consegue dizer “humahuaqueño”? São coisas que nossa cultura hispanoamericana nos deixam de lembranças e nos marcam como herdeiros de grandes civilizações como a inca.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018